Itamar Novaes (*)
Correr em Monza é um grande privilégio para quem pilota em qualquer categoria do automobilismo. É uma das corridas com maior média de velocidade. Existem muitos pontos de ultrapassagens e o piloto está sempre com o pé embaixo no acelerador. No limite. É uma corrida rápida com um dos menores tempos de duração.
O GP de hoje prometia as Mac Laren com uma possível dobradinha. Hamilton era o pole e Kovalainen largava em quarto. Sendo a surpresa do grid, Adrian Sutil, da Force India, que mostrou outra vez (sem trocadilho!) força na classificação.
Na largada Hamilton manteve a ponta. E Barrichello mostrando que estava num bom dia pulou do quinto para o quarto lugar. Um dos postulantes ao título, Mark Webber, tocado por Robert Kubica saiu da pista e nem mesmo chegou a completar primeira volta. Não retornando mais. Ainda na primeira volta Vitoantonio Liuzzi, da Force Índia, mostrou serviço e ultrapassou Kovalainen.
A estratégia da Brawn de apenas uma parada para os dois carros vinha tomando forma. E durante a parada de Raikkonen, Barrichello assumiu a ponta, beneficiado pela estratégia da Mac Laren que previa duas paradas para seus drivers. Jenson Button sempre esteve atrás de Barrichello, não arriscando muito. Os planos do brasileiro estavam se concretizando, pois com as Mac Laren praticamente fora de uma briga pelo primeiro lugar, Rubinho tinha apenas que não deixar Button, (que não o ameaçava!) ultrapassá-lo. Ou torcer para Hamilton provocasse um erro do inglês.
Barrichello manteve-se na ponta o conduziu até o final de forma brilhante. Segunda vitória consecutiva com dobradinha da Brawn GP. Diminui dois pontos em relação a Button, no campeonato. Agora está 80 pontos para o inglês e 66 para o brasileiro. Restando quatro corridas. É inegável que Barrichello está num melhor momento que seu companheiro de equipe. Mas para o inglês a corrida não foi de toda ruim. Neste momento de decisão a vantagem que tem ainda é um trunfo que, a cada GP, empurra a obrigação para o Barrichello alcançá-lo.
A Ferrari de Fisichella não foi como se esperava. O italiano terminou em nono lugar. E as Renault também tiveram desempenho fraco com Alonso em quinto. E Grosjean em décimo quinto. Vettel chegou em oitavo. Complicando suas chances no Mundial de Pilotos. A Red Bull tem tido problemas, pois já utilizou quase todos os motores que poderia usar conforme o regulamento. Eles estão sendo obrigados a não “tirar” muito do carro para evitar uma quebra. Até nas tomadas de tempo eles têm tido certa cautela. Fato que compromete a disputa pelo título. Ao que tudo indica, a partir da próxima corrida em Cingapura, dentro de duas semanas, o título do Mundial de Pilotos será uma disputa interna da Brawn GP.
Curiosamente, até quase a última volta da corrida, os três primeiros colocados estavam equipados com motores fornecidos pela Mercedes. Mas, na ultima volta, um erro (ao que parece), estranho de Hamilton fez o inglês bater e abandonar a prova deixando o terceiro lugar no podium de mãos beijadas para Kimi Raikkonen. Para a Mac Laren que poderia fazer dobradinha foi frustrante ver o impetuoso Lewis Hamilton abandonar a poucas curvas do final. Heike Kovalainen chegou no sexto posto.
Nada do que um dia após o outro. Na corrida anterior ao GP de Europa, (no GP da Bélgica!) Barrichello largou mal e viu todos seguirem em frente, e ele caindo para último lugar. Depois desse dia triste já venceu duas corridas consecutivas. E pode vencer mais. Que Button se cuide!
No tocante ao escândalo que envolve a escuderia Renault e Nelsinho Piquet , o próximo passo e mais importante ocorrerá dia 21 próximo. Ocasião em que o Conselho Mundial de Esporte a Motor vai se reunir e decidir sobre o caso. Talvez não seja prematuro dizer que a carreira de Nelsinho Piquet está encerrada na F-1. Vamos aguardar o desenlace dessa história triste.
Dentro de duas semanas ocorrerá o GP de Cingapura. A corrida da noite. Se outros fatos relevantes não surgirem no horizonte, até lá então!!! Parabéns Barrichello!
(*Itamar de Souza Novaes é colaborador da seção PAPO DE ARQUIBANCADA para assuntos de F1 - inovaegot@hotmail.com)