Papo de Arquibancada


Itamar Novaes (*)


Conforme dissemos, domingo passado a F-1 estará de volta dia 23 de agosto. No Grande Prêmio da Europa. Em Valência na Espanha. Circuito de rua.


Bem, a mais impactante bomba da semana (amplamente divulgada!), foi a volta de Michael Schumacher à formula Um.Até a crise que envolve a cartolagem, por ora, foi esquecida!
No domingo passado, durante a transmissão da corrida pela TV Globo, o narrador Galvão Bueno teceu severa crítica ao ex- piloto e tri-campeão do mundo Niki Lauda. Que horas após o acidente de Massa sugeria que a escuderia italiana colocasse Schumacher no lugar do brasileiro. Na segunda ou terça- feira, Willy Weber, o empresário do piloto alemão desconversou sobre essa possibilidade. Porém, na quinta-feira o time de Maranello confirmou Schumacher de volta. É uma realidade!O que dirá Galvão Bueno?


Polêmicas à parte, o importante é que Felipe Massa está bem. Deixará o leito do hospital domingo próximo. E, segundo seu médico particular, não apresenta nenhuma seqüela. Sobretudo, no olho direito que mais preocupava a todos.


A volta do alemão se dará sob grande expectativa, como deve ser. Numa semana em que a BMW anunciou sua retirada do campeonato e, rumores davam conta que Toyota, Renault e Mercedes ameaçavam sair também, a Toyota e a Mercedes reafirmaram seus compromissos com a categoria.


Ainda sobre a volta de Schumacher se tudo correr “normalmente”, ele fará bons tempos no inicio da readaptação. É claro que precisa se condicionar fisicamente para isso. Mas Schumi é gênio e pode surpreender. Se tudo correr conforme o previsto em duas ou três corridas, dependendo do desempenho do carro, ele estará bem próximo dos pilotos que disputam as primeiras posições. Mas em se tratando de Schumacher,mais do que nunca, as teorias podem ser derrubadas. Ele já fez isso várias vezes. E esperamos que Massa retorne o quanto antes, para formar dupla com Alonso em 2010, quem sabe.
 

Nesse breve retorno do alemão, um fato interessante será vê-lo de novo disputando corridas contra Barrichello. Rubinho, de certa forma (após o episódio da mola que atingiu Massa!) “trouxe” o alemão de volta a Formula Um. E não devemos nos esquecer que entre os dois pilotos o clima anda, no mínimo, com certa animosidade. No ano passado Barrichello e Schumi trocaram farpas. Numa corrida de kart em Santa Catarina Barrichello venceu uma bateria, mas reclamou muito de manobras de Schumacher. E o alemão em réplica disse que Barrichello “só sabia chorar”. Chorava até quando ganhava. Além disso, Barichello esta escrevendo sua autobiografia. E disse que vai revelar “coisas interresantes” acerca do período no qual correu com Schumacher na Ferrari. Insinuou que o alemão mandava “copiar” a acerto dos pneus que ele Rubinho fazia para a Ferrari que pilotava. Uma prática não muita estranha, mas, que demonstra um pouco do que ocorre nos boxes, longe dos olhos de todos os torcedores. No momento a Brawn  GP ainda tem mais carro que a Ferrari. Entã, até que Massa retorne teremos esse adendo de emoção no campeonato. Willkommen Schumi!!


Na corrida de Valência dia 23 de agosto, por ora, a Renault não disputará pelo incidente
causado conforme reportamos no domingo, quando não ajustaram bem a roda dianteira direita de Alonso após pit stop do espanhol. A escuderia francesa corre atrás para tentar reverter essa situação. Até mesmo o prefeito da cidade espanhola reclamou a ausência da Renault, pois sem Alonso no grid o público pode não ser o esperado. E o prejuízo será certo imaginam. Vamos aguardar.


 
(*Itamar de Souza Novaes é colaborador da seção PAPO DE ARQUIBANCADA para assuntos de F1 -
inovaegot@hotmail.com)


















Itamar Novaes (*)


Não dá para iniciar esta seção sem falar do acidente envolvendo o piloto brasileiro Felipe Massa no sábado. Foi uma certa angustia para quem via através da TV o treino ao vivo, no instante em que o piloto brasileiro passou reto e bateu na proteção de pneus. E a seguir permaneceu inerte, sem mostrar sinais vitais aparentes. Inevitavelmente veio à memória o fatídico acidente de Ayrton Senna em Ímola em 1994. No caso de Massa a velocidade era bem menor. À primeira vista parecendo ter sido a quebra de uma suspensão. Mas o ponto mais enervante para quem via a transmissão foi o fato de o piloto não ter saído do carro logo, e o socorro ter demorado cerca de uns 40 segundos para chegar...

 
Bem, somente nos resta orar para que ele se recupere logo. Massa é jovem e tem excelente saúde. Isso contará muito para sua recuperação. Nesses momentos, nosso estilo de vida em relação à nossa saúde é muito determinante para que possamos estar bons de novo. Além disso, Felipe Massa é pessoa muito humana e “de bom caráter”. Sendo admirado por milhões de pessoas ao redor do mundo. Sendo até mesmo embaixador do UNICEF. Os primeiros cuidados, ao que parece, foram feitos da melhor forma possível. O caso é grave, mas tenho certeza que vai se recuperar sem nenhuma seqüela e estará logo de volta aos treinos em busca da melhor volta. O curioso em tudo isso é que a mola que o atingiu era do carro de Rubens Barrichello. Por uma dessas grandes coincidências da vida...


Todos sabem que automobilismo é esporte muito perigoso. E o piloto sabe que ao adentrar a um cockpit pode não sair vivo de lá. Por isso quando um piloto vence uma corrida, ele superou muitos obstáculos, como adversários, condições técnicas do carro e da pista. E por que não dizer, até mesmo a morte! FORÇA FELIPE MASSA!


Sobre a corrida foi muito bom poder ver de volta ao podium Mac Laren e Ferrari, de novo. A Mac Laren já havia dado mostras na Alemanha de certa recuperação. No GP de domingo isso se confirmou. Hamilton com um carro novo (não vencia há quase um ano!) e mais competitivo, na largada, pulou do terceiro lugar para o segundo. Roubando a posição de Mark Webber.Foi muito bonito ver a (extremamente linda!) namorada do piloto inglês vibrar nos boxes com as ultrapassagens do namorado.Grande vitória!O outro carro da Mac Laren pilotado por Heikke Kovalainen terminou em nono lugar. Correm noticias nos bastidores que no ano que vem Kovalainen terá seu lugar ocupado por Nico Rosberg, da Williams-Toyota, que chegou em quarto lugar.Nico merece uma chance pelas performances que vem obtendo!


Hamilton venceu, mas, a meu ver, quem se deu melhor foi Button da Brawn GP. Ocorre que pelo desenho que a corrida apontava, antes da largada, Vettel e Webber, ambos da RBR que pelas paradas que fariam com enormes chances de terminarem bem a corrida e, até mesmo vencê-la. Diminuindo a vantagem de Button no campeonato de pilotos. Entretanto, como já dissemos que nesse esporte as teorias podem ser bem diferentes da prática, Vettel acabou abandonando e Webber chegou apenas em terceiro lugar. Enquanto Button chegou em sétimo.No Mundial de Pilotos agora Webber tem 51,5 pontos contra 70 de Button.Uma vantagem ainda considerável.Mas, a RBR está em ascensão.É fato!A Brawn que reclamou da temperatura na Alemanha já não tem sido tão absoluta. E com a boa recuperação de Mac Laren e Ferrari mais uma variável a ser considerada nessa equação. Eles da Brawn que se cuidem!


Com o clima um pouco tenso pelo acidente de Massa, mesmo assim a Ferrari teve bom desempenho na pista. Raikkonen foi bem terminando a prova em segundo lugar, tendo largado em sétimo. Foi muito bem. O vacilo da equipe não comprometeu dessa vez. O fato é que no último pit stop do finlandês, ele ficou dois segundo a mais do que deveria. Em mais um erro dos comandados de Domenicalli.Todavia, há que se considerar que a colocação final de Raikkonen está sub judice ,pois o “Homem de Gelo”,estava quente na largada e afoito tocou Hamilton e Vettel antes da primeira curva.
 

Mas na categoria “erros de boxes” a Renault superou a Ferrari. Na troca de pneus de Alonso não ajustaram bem o pneu dianteiro direito do carro. E o espanhol viu a roda sair, menos de uma volta após, tendo sido obrigado a retornar aos boxes para refazerem o serviço. Mas, não adiantou muito, pois logo a seguir a essa segunda parada o asturiano teve que recolher o carro abandonando a corrida.


Nelsinho Piquet outra vez não teve bom desempenho. Terminou em décimo segundo lugar. Ao que parece o brasileiro não fica mais na escuderia, mesmo que tenha melhores resultados. Depois da entrevista de Flavio Briatore (a qual reportamos aqui semanas atrás!), Nelsinho replicou em outra entrevista, dizendo que Briatore é administrador de empresas. E que não entende nada de desenvolver um carro de corridas! Clima tenso!

 

Férias de Verão na Europa. A Fórmula Um para por três semanas e voltaremos GP da Europa a ser disputado em 23 de Agosto na Espanha. Até lá. Pronto restabelecimento Massa!
 

(*Itamar de Souza Novaes é colaborador da seção PAPO DE ARQUIBANCADA para assuntos de F1 - inovaegot@hotmail.com)