Papo de Arquibancada










Itamar Novaes (*)

 

O ano de 2009 foi muito agitado na F-1. Pelo lado negativo acompanhamos a queda de braço entre a FIA e a FOTA no tocante ao regulamento de 2010. Quase ocorreu uma cisão da categoria por conta das divergências surgidas. Tivemos ainda a revelação da armação perpetrada pela equipe Renault no GP de Cingapura de 2008, cujo deslinde redundou no banimento de Flavio Briatore da F-1. E desclassificação moral para a carreira de Nelsinho Piquet... E o acidente com Massa que trouxe à memória o fatídico acidente com Senna em 1994...


Pelo lado positivo ocorreram mais fatos relevantes como a ascensão da Equipe Brawn GP com Barrichello que renasceu na carreira e Button que esperou cerca de dez anos para ser campeão. Bem como a força competitiva da equipe Red Bull e seus talentosos pilotos Sebastian Vettel e Mark Webber. Tivemos novidades técnicas que tornaram a disputas mais emocionantes como o kers e os difusores. Tivemos até mesmo difusores duplos. Vimos o inusitado GP da Austrália onde faltou luz natural (sem refletores, corrida de rua!) e a prova terminando quase no escuro, sendo que Rosberg da Williams, desesperado não enxergando quase nada, até mesmo pela chuva intensa que caía pediu ajuda aos boxes e o engenheiro britanicamente respondeu: “Keep cool (algo como “fique calmo”!). Rosberg superou as dificuldades da chuva e a pouca visibilidade.


E, por fim, soubemos que nomes significativos para categoria retornarão em 2010. Senna, com Bruno Senna, sobrinho de Ayrton que pilotará um carro da Campos uma das novas equipes da F-1. E uma equipe de nome Lótus que não tem nenhuma relação com o team de Colin Chapman estreará na F-1 de 2010. Sem contar que Jean Todt ex-Ferrari será o presidente da FIA.


Bem, na derradeira corrida de Abu Dahbi, neste domingo, na largada Hamilton manteve a pole. E Vettel continuou em segundo. Barrichelo não largou bem tocando em Webber. A corrida não foi das mais emocionantes. A grande atração deste Grande Prêmio foi...o próprio circuito de Yas Marina. Mais uma majestosa obra do alemão Hermann Tilke. Que vem se notabilizando por criar maravilhas no deserto. Já fez o circuito do Bahrein, entre outros. Todavia, este de Abu Dahbi é como uma descrição dos contos das Mil e Uma Noites. Tudo de mais moderno e luxuoso e suntuoso que se pode imaginar. Somente uma ressalva quanto ao traçado da pista que não favorece muito a ultrapassagens. Mas, nem tudo é perfeito!


Retonarndo à corrida, um dos momentos mais emocionantes do GP foi quando a 12 voltas do final Buemi e Kubica disputaram posição de forma arrojada. Mas o ponto culminante da prova foi quando a 4 voltas do fim Button, como autêntico campeão partiu para cima de Mark Webber tentando a todo custo superar o australiano e alcançar o segundo lugar. Afinal, Vettel era o primeiro colocado com folga após o abandono de Hamilton que teve problemas de pneu.


Vettel venceu fácil com 1h 34min 3s414. Chegou a cinco vitórias na carreira. A quarta na temporada. Na corrida de Abu Dahbi o jovem talento alemão fez ainda a melhor volta da prova, com o tempo de 1min 40s279. E com esta vitória tornou-se o vice-campeão do Mundo na categoria pilotos. Na prova Webber ficou em segundo, Button em terceiro, e Barrichelo em quarto. Raikkonem em décimo segundo. E Fisichella em último lugar na décima sétima posição. Grosjean em décimo sexto e Alonso em décimo quarto, numa despedida melancólica da Renault. Melhor sorte para O Príncipe das Astúrias na Ferrari em 2010.  Já Kovalainen em dia ruim terminou em décimo primeiro.

 

No mundial e construtores a Brawn foi a primeira colocada com a Red Bull em segundo. E a Mac Laren acabou em terceiro com a Ferrari em quarto.

 

Retornaremos em 14 de março de 2010 (se um fato novo não exigir!) na nova temporada, com equipes novas e novo regulamento. E novos pilotos também, claro.

 

Quero, de público, agradecer ao brilhante jornalista Marco Eusébio pela confiança depositada ao ceder espaço para tratar de F-1 (uma segunda religião!) neste espaço de tanto prestigio. Estreamos no GP de Mônaco, salvo engano, e foram momentos de grande alegria e regozijo poder participar deste Blog discorrendo sobre a F-1.

 

Assim, até 2010 então! Felicidades a todos que nos acompanharam no decorrer dos GPs da temporada que se encerra.
 
(*Itamar de Souza Novaes é colaborador da seção PAPO DE ARQUIBANCADA para assuntos de F1 -
inovaegot@hotmail.com)