Papo de Arquibancada












Por Itamar Novaes (*)

 

O GP da Espanha no circuito da Catalunha é tido com uma corrida de poucas ultrapassagens, pois o traçado da pista não favorece tais manobras. Apesar do equilíbrio da atual temporada, esperava-se que essa máxima não prevalecesse. Mas isso não ocorreu. Nem mesmo uma chuvinha caiu para dar mais emoção à prova.


Na largada as RBRs de Webber, o pole, e Vettel o segundo no grid mantiveram a frente. Hamilton manteve a terceira posição. Sendo que Bruno Senna pulou de último para a 17ª posição. E Luca di Grassi manteve a 22ª colocação. Alonso se manteve em 4º. E Massa ganhou uma posição indo para o sétimo lugar. Barrichello pulou para13º, ganhando seis posições. Ainda na primeira volta Bruno Senna saiu e não voltou mais.


A corrida se manteve sem alteração de posição nas 14 voltas iniciais. Mas a parir da 15ª volta os carros começara a parar para o pit stop. Os pneus estavam desgastando um pouco precocemente. E na volta 16 Button parou. E devido a problemas nos boxes perdeu a 5ª posição para Schumacher. Hamilton fez seu pit e, no retorno, roubou a 2ª posição de Vettel. Na volta 19 Button se aproximou mais de Schumacher e tentou ultrapassar o alemão várias vezes. Mas com o carro mais ajustado ao seu estilo de pilotar, Schumi brilhou e segurou o inglês da Mac Laren até o final do GP. Na volta 24 Massa tocou o bico da Ferrari no carro do indiano Chandok. Mas, mesmo com o spoiler avariado levemente preferiu prosseguir na corrida. Mantendo -se  em sétimo lugar. Massa não fez bos corrida. O carro não rendeu muito.


Barrichello com carro pouco competitivo terminou na nona posição. Di grassi, se arrastando na pista conseguiu a proeza de terminar o GP em 19º lugar. No momento os dois não podem almejar muito. Assim como Bruno Senna, penso, que não deveria ter se arriscado a pilotar um carro tão ruim como o da Hispania.


Enquanto isso Webber mantinha a liderança do GP com folga. Os pneus, após a primeira rodada de pit stops, mostrara-se muito desgastados. E na volta 55 Vettel teve o pneu dianteiro esquerdo furado. Fato que fez Alonso ganhar a 3ª posição do arrojado piloto alemão. Vettel voltou em quarto após esse pit extra. Hamilton desde a volta 41 reclamava do desequilíbrio do carro, pelo desgaste dos pneus. E na penúltima volta estourou o pneu dianteiro esquerdo de sua Mac  Laren. E o inglês ficou novamente de fora da corrida nas últimas voltas, nesta temporada.


No final Webber recebeu a bandeirada da vitória sem maiores transtornos.


Agora a pontuação do campeonato ficou assim: Button 70, Alonso 67, Vettel 60, Webber 53, Rosberg 50, Massa e Hamilton 67. E no Mundial de construtores a Mac Laren tem 119, com Ferari a 116 e RBR com 113.


Os dez primeiros do G da Espanha, pela ordem de chegada:


1-Webber (1H. 35 min. 44. 101), Alonso, Vettel, Schumacher, Button, Massa, Sutil, Kubica, Barrichelo e Alguesuari.


Próximo GP domingo que vem em Mônaco. Até lá!!


(*Itamar de Souza Novaes é colaborador da seção PAPO DE ARQUIBANCADA para assuntos de F1 -
inovaegot@hotmail.com

 

Siga o blogueiro no Twitter









O australiano Mark Webber cravou a pole do GP da Espanha, seguido pelo companheiro Sebastian Vettel, da Alemanha. Felipe Massa vai largar em nono. Na corrida com início previsto para às 9h (DF) deste domingo, Rubens Barrichello vai sair em 17º e Bruno Senna em antepenúltimo.

 

Veja o grid de largada do GP da Espanha:


1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m19s995
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m20s101
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m20s829
4 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m20s937
5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m20s991
6 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m21s294
7 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m21s353
8 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m21s408
9 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m21s585
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m21s984


Eliminados na primeira parte do treino:


11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m21s985
12 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m22s086
13 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m22s131
14 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m22s191
15 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m22s207
16 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m22s854


Eliminados na primeira parte do treino:


17 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m23s125
18 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m24s674
19 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m22s139 (punido)
20 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m24s748
21 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m27s122
22 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m25s475 (punido)
23 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m25s556 (punido)
24 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - 1m26s750 (punido)

 

Siga o blogueiro no Twitter





Itamar Novaes (*)

 

Neste período de recesso das corridas, a F-1 mantém aberto o mercado e as novidades surgem. Então vamos às mais interessantes. Confirmado: O brasileiro Lucas Di Grassi, ex -piloto de testes da Renault correrá a temporada de 2010 pela equipe Virgin Racing, que se chamava Manor até poucos dias atrás. Além de Rubens Barrichello na Wlliams, no ano que vem o Brasil terá a volta de Felipe Massa na Ferrari e Bruno Senna estreando na Campos.


A equipe Ferrari anunciou que liberou Schumacher do contrato que o alemão tinha como consultor. Isso aumentou a suspeita de que Schumi  possa voltar a pilotar um bólido de F-1. Como a Brawn GP foi adquirida pela Mercedes, e a montadora alemã terá sua própria equipe, quantos mais pilotos alemães compuserem o team, melhor será para angariar patrocínios.

Outra notícia relevante dos últimos dias foi a mudança de pontuação das corridas.Em decisão tomada pelo Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo-FIA, a partir do ano que vem os dez primeiros colocados pontuarão. E a distribuição ficará assim, respectivamente: 25, 20, 15, 10, 8, 6, 5, 3, 2 e 1.Dentre os objetivos visados pela mudança, está a intenção de possibilitar que as novas equipes que ingressaram na categoria possam pontuar. E assim dar uma “satisfação” aos patrocinadores.


Senna, o maior do mundo

 

Mas a notícia mais relevante dos últimos dias foi a que Ayrton Senna foi eleito por pilotos do mundo todo como o maior piloto da F-1 de todos os tempos. Senna, três vezes campeão do mundo, superou Schumacher (com sete títulos!) que ficou em segundo. E o lendário argentino Juan Manuel Fangio dos tempos das baratinhas, que ficou em terceiro.


Outra notícia que envolveu o nome de Senna ocorreu na semana passada. Para ser mais preciso sábado passado. Para quem não assistiu, em entrevista ao Jornal Hoje especial de sábado da TV Globo, a apresentadora Xuxa falou sobre sua vida, casamento e sobre críticas acerca do filme que sua filha Sasha fez estrelou recentemente. Disse que quer adotar uma criança e disse que sente falta de Ayrton Senna. E que espera um dia reencontrá-lo para falar algumas coisas que gostaria de dizer.


A temporada da Formula Um de 2010 terá início no dia 14 de março com o GP do Bahrein. A temporada será encerrada em 14 de novembro em Abu Dahbi. A prova do Brasil será a penúltima. A temporada terá 19 GPs. O Canadá voltará a figurar no calendário.


Confira as datas. E até lá então!


14 MAR - GP Bahrein
28 MAR – GP Austrália
04 ABR – GP Malásia
18 ABR – GP China
09 MAI – GP Espanha
16 MAI – GP Mônaco
30 MAI – GP Turquia
13 JUN – GP Canadá
27 JUN – GP Europa (Valência)
11 JUL – GP Grã-Bretanha
25 JUL – GP Alemanha
01 AGO – GP Hungria
29 AGO – GP Bélgica
12 SET – GP Itália
26 SET – GP Singapura
10 OUT – GP Japão
24 OUT – GP Coréia do Sul*
07 NOV – GP Brasil
14 NOV – GP Abu Dhabi


(*Itamar de Souza Novaes é colaborador da seção PAPO DE ARQUIBANCADA para assuntos de F1 -
inovaegot@hotmail.com)

 

Siga o blogueiro no Twitter