Webber vence na Espanha e brazukas vão mal!
Reuters/G1 - Reprodução
Por Itamar Novaes (*)
O GP da Espanha no circuito da Catalunha é tido com uma corrida de poucas ultrapassagens, pois o traçado da pista não favorece tais manobras. Apesar do equilíbrio da atual temporada, esperava-se que essa máxima não prevalecesse. Mas isso não ocorreu. Nem mesmo uma chuvinha caiu para dar mais emoção à prova.
Na largada as RBRs de Webber, o pole, e Vettel o segundo no grid mantiveram a frente. Hamilton manteve a terceira posição. Sendo que Bruno Senna pulou de último para a 17ª posição. E Luca di Grassi manteve a 22ª colocação. Alonso se manteve em 4º. E Massa ganhou uma posição indo para o sétimo lugar. Barrichello pulou para13º, ganhando seis posições. Ainda na primeira volta Bruno Senna saiu e não voltou mais.
A corrida se manteve sem alteração de posição nas 14 voltas iniciais. Mas a parir da 15ª volta os carros começara a parar para o pit stop. Os pneus estavam desgastando um pouco precocemente. E na volta 16 Button parou. E devido a problemas nos boxes perdeu a 5ª posição para Schumacher. Hamilton fez seu pit e, no retorno, roubou a 2ª posição de Vettel. Na volta 19 Button se aproximou mais de Schumacher e tentou ultrapassar o alemão várias vezes. Mas com o carro mais ajustado ao seu estilo de pilotar, Schumi brilhou e segurou o inglês da Mac Laren até o final do GP. Na volta 24 Massa tocou o bico da Ferrari no carro do indiano Chandok. Mas, mesmo com o spoiler avariado levemente preferiu prosseguir na corrida. Mantendo -se em sétimo lugar. Massa não fez bos corrida. O carro não rendeu muito.
Barrichello com carro pouco competitivo terminou na nona posição. Di grassi, se arrastando na pista conseguiu a proeza de terminar o GP em 19º lugar. No momento os dois não podem almejar muito. Assim como Bruno Senna, penso, que não deveria ter se arriscado a pilotar um carro tão ruim como o da Hispania.
Enquanto isso Webber mantinha a liderança do GP com folga. Os pneus, após a primeira rodada de pit stops, mostrara-se muito desgastados. E na volta 55 Vettel teve o pneu dianteiro esquerdo furado. Fato que fez Alonso ganhar a 3ª posição do arrojado piloto alemão. Vettel voltou em quarto após esse pit extra. Hamilton desde a volta 41 reclamava do desequilíbrio do carro, pelo desgaste dos pneus. E na penúltima volta estourou o pneu dianteiro esquerdo de sua Mac Laren. E o inglês ficou novamente de fora da corrida nas últimas voltas, nesta temporada.
No final Webber recebeu a bandeirada da vitória sem maiores transtornos.
Agora a pontuação do campeonato ficou assim: Button 70, Alonso 67, Vettel 60, Webber 53, Rosberg 50, Massa e Hamilton 67. E no Mundial de construtores a Mac Laren tem 119, com Ferari a 116 e RBR com 113.
Os dez primeiros do G da Espanha, pela ordem de chegada:
1-Webber (1H. 35 min. 44. 101), Alonso, Vettel, Schumacher, Button, Massa, Sutil, Kubica, Barrichelo e Alguesuari.
Próximo GP domingo que vem em Mônaco. Até lá!!
(*Itamar de Souza Novaes é colaborador da seção PAPO DE ARQUIBANCADA para assuntos de F1 - inovaegot@hotmail.com
Siga o blogueiro no Twitter
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 09 Maio 2010 às 11:10 - em: Papo de Arquibancada