Vettel vence na Malásia e Massa vira líder!

Itamar Novaes (*)
No treino de sábado choveu muito na Malásia. Esperava-se o mesmo na corrida de hoje em Sepang. Apesar de as previsões indicarem chuva, ela não foi ao autódromo. E na largada Vettel da RBR, o terceiro no grid, pulou na frente de Webber, o pole, e passou o australiano assumindo o primeiro lugar. O curioso é que nas últimas filas do grid, por conta de erros de estratégias nos treinos de sábado, largavam Button em 17°, Massa em 22°, Alonso em 19º, Hamilton em 20º. Além de Senna em 23º (que concluiu a primeira corrida a quatro voltas do vencedor) e. Di Grassi em 24º. Barrichello largava em 7 º e Schumacher em 8°. Barrichello ficou na largada quando as luzes vermelhas se apagaram. Perdeu muito tempo e parou duas vezes. Mesmo assim concluiu a corrida em sétimo lugar.
Retornando à largada Schumacher que se posicionava em oitavo no grid, não foi muito longe na prova. Abandonou na décima volta. Por sua vez, Nico Rosberg seu parceiro de Mercedes, segundo colocado no grid, terminou a corrida em terceiro. Está com 35 pontos no campeonato. Schumi ainda tem muito que trabalhar para voltar a velha forma.
O GP foi diversificado no quesito emoções. Hamilton deu show de novo. Fez excelente corrida de recuperação, se arriscando muito, chegando mesmo a receber advertência dos comissários por manobra não permitida ao duelar com o russo Petrov da Renault. Mesmo assim seguiu em frente sendo que no final foi atacado por Massa, mas ficou em sexto lugar. Massa foi outra vez melhor que Alonso. O espanhol tinha problemas, mesmo assim foi o último a trocar pneus. Mas na penúltima volta ao disputar posição com Button, o motor de Alonso fumou e quebrou tirando o asturiano da prova. Massa foi o grande beneficiado. Fez ótima corrida, dentro das condições que tinha e mostrou personalidade ao ultrapassar de forma arrojada Button, que chegou em nono lugar. Tal ousadia com uma pitada de sorte pela quebra de Alonso põe o brasileiro como líder do campeonato com 37 pontos. O que já está certo é que a atual temporada será muito emocionante. O equilíbrio, apesar de certa vantagem de Mac Laren e Ferrari, é grande. E me arrisco a dizer que o campeonato será decidido na ultima prova com pelo menos três pilotos com possibilidades de ser campeão. Vamos conferir.
Os dez primeiros que concluíram a corrida foram: Vettel, Webber, Rosberg, Kubica, Sutil, Hamilton, Massa, Button, Alguesuari e Hulkenberg.
O próximo GP será na China dentro de duas semanas. Parabéns Massa pela liderança! Mas a parada será dura! Acelera Felipe!
(*Itamar de Souza Novaes é colaborador da seção PAPO DE ARQUIBANCADA para assuntos de F1 - inovaegot@hotmail.com)
Siga o blogueiro no Twitter
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 04 Abril 2010 às 09:29 - em: Papo de Arquibancada