Vettel vence, mas Hamilton mantém a liderança!
Reuters/G1 - Reprodução
Itamar Novaes (*)
O Grande Prêmio da Europa disputado hoje, trazia a expectativa de uma melhora da Ferrari que havia sido bem no treino de ontem. E na largada Vettel (foto), o pole, tinha sobre si a pressão de manter a pole,e ir bem na prova, pois perdeu espaço interno na RBR com as seguidas vitórias de Webber. O alemão se manteve em primeiro, sendo que as Ferraris largaram muito bem, com Alonso indo para terceiro e Massa para quarto lugar. Ele que largava em quinto. Hamilton muito arrojado como sempre forçou pra cima de Vettel, ainda na primeira volta. Mas o jovem piloto alemão manteve a pole. Barrichello pulou para sétimo, sendo que Di Grassi ultrapassou seu companheiro Timo Glock. E com 8 voltas Webber parou para trocar os pneus, pois perdeu posições na largada.
Porém, na volta 10 Webber bateu forte atrás da Lotus de Kovalainen. A batida foi tão violenta o carro do australiano voou indo se chocar com a proteção de pneus. Acidente grave e impressionante. Felizmente nada ocorreu com os dois pilotos, sendo que Webber abandonou a prova. Do acidente entrou o safety car. Fato que prejudicou muito a corrida da Ferrari, sobretudo, de Massa. Com o carro de segurança a maioria dos pilotos foi para os boxes. E Alonso foi “atendido” primeiro que Massa, que vinha logo atrás. De tudo restou que o brasileiro caiu para 17ª posição e o espanhol caiu para 10ª. Na relargada Vettel manteve a ponta. Na volta 28 Hamilton, em segundo, foi punido com drive trought por ter feito manobra proibida durante a entrada do safety car. Com muita sorte, o inglês foi beneficiado por Kobayashi que “segurava” o pelotão atrás de Vettel. Lewis retornou ainda em segundo.
Pouco antes da corrida Hamilton foi abraçado por sua namorada, a bela Nicole Scherzinger que certamente o desejou boa sorte. E ele teve muita, pois sofreu punição e se manteve em segundo lugar na prova, sendo que ainda é o líder do campeonato de pilotos. Aliás, a Mac Laren lidera o Mundial de Construtores e de Pilotos.
Retornando à corrida Vettel foi até o final em primeiro, com Barrichelo com boa performance chegando em 4º lugar. Di grassi chegou em 17º e Senna em 20º. Com todo problema do safety car, Massa foi o mais prejudicado, pois terminou a prova em 14º. Não pontuando.
Os dez primeiros: Vettel, Hamilton, Button, Barrichello, Kubica, Sutil. Kobayashi, Buemi, Alonso e De la Rosa.
No mundial de Pilotos Hamilton tem 127 pontos, contra 121 de Button e 115 de Vettel. Alonso tem 96 e Massa 67. No Mundial de Construtores a Mac Laren tem 248 pontos, com a RBR a 218 e a Ferrai 163.
Próximo GP dia 11 de julho, final da Copa do Mundo, na Inglaterra. Até lá!
(*Itamar de Souza Novaes é colaborador da seção PAPO DE ARQUIBANCADA para assuntos de F1 - inovaegot@hotmail.com)
Siga o blogueiro no Twitter
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 27 Junho 2010 às 12:56 - em: Papo de Arquibancada