Vacinação de indígenas de Dourados contra a dengue deve começar nesta sexta-feira
Divulgação/Arquivo
Indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados, começarão a ser vacinados contra a dengue nesta sexta-feira, conforme garantiu a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde. A informação foi obtida pelo deputado Federal Geraldo Resende (PSDB-MS), que tem cobrado em Brasília a imunização dos indígenas entre 4 e 59 anos. “Não podíamos permitir que essa população ficasse desprotegida. Sabemos que os hospitais e postos de saúde estão lotados e precisamos rapidamente que todos os indígenas sejam também vacinados contra essa epidemia terrível”, disse o deputado.
Em dezembro do ano passado, Resende apresentou na Câmara indicação ao governo federal, sugerindo à ministra Nísia Trindade (Saúde) a inclusão da vacina contra a dengue no Programa Nacional de Imunizações (PNI). No mesmo mês, o ministério decidiu incorporar a vacina, anunciando a imunização em todo o território nacional.
ESTUDO EM DOURADOS – Dourados é o único município brasileiro a disponibilizar a vacina para toda população na faixa de 4 a 59 anos. A iniciativa faz parte de um projeto da indústria farmacêutica com o Município e com o pesquisador e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Julio Croda. O objetivo é avaliar o impacto da vacinação em massa em determinada localidade. A iniciativa não tem ligação com a campanha do Ministério da Saúde.
A expectativa é imunizar cerca de 150 mil pessoas com as duas doses previstas no esquema vacinal. A parceria da prefeitura de Dourados com o laboratório Takeda foi firmada no início de dezembro - três semanas antes do Ministério da Saúde anunciar que a Qdenga seria incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS). A imunização da comunidade urbana já vem sendo feita há várias semanas, porém, as populações indígenas só serão contempladas a partir de amanhã, após interlocuções de Geraldo Resende junto ao ministério e à Prefeitura de Dourados.
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 15 Fevereiro 2024 às 09:15 - em: Principal