Turismo: Pesca em Murtinho tem vistas para a 'ponte bioceânica' e muitas belezas naturais

Divulgação
Turismo: Pesca em Murtinho tem vistas para a 'ponte bioceânica' e muitas belezas naturais
Região do Fecho dos Morros: piscosidade, paisagens pantaneiras e histórias
A pesca em Porto Murtinho deixou de ser apenas uma maratona prazerosa pelo Rio Paraguai em busca do grande troféu, um dourado, pintado ou jau, peixes nobres dessa deslumbrante região do Pantanal do Nabileque, extremo oeste de Mato Grosso do Sul e fronteira com o Paraguai. A cidade vem se transformando, já oferece melhores serviços e conhecer a majestosa ponte da Rota Bioceânica, em construção, passou a fazer parte dos atrativos desse lugar.
 
A obra grandiosa rompe pelos dois lados da então isolada fronteira, sobre o Rio Paraguai, abrindo caminhos para os portos do Atlântico e do Pacífico. É destino dos melhores lugares de pesca, distante 6 km da cidade subindo o rio em direção a uma região, Fecho dos Morros, de lendas, histórias e ruinas da Guerra do Paraguai. A natureza se apresenta de forma esplendida nas encostas. Do barco, no meio do rio, se avista a passarada em revoada e muitos, muitos animais.
 
Caminho da Rota Bioceânica, um corredor de commodities e pessoas que vai interligar o Brasil com o Paraguai, Argentina e Chile, a centenária Porto Murtinho deixou de ser fim de linha para se tornar o portal desse tronco rodoviário, ou, como diz o prefeito Nelson Cintra, o novo Canal do Panamá. O turismo é uma das atividades econômicas que está mudando seu perfil, deixando de ser apenas pesca, reunindo mais famílias e o público feminino com viés ecológico.
 
Temporada promete
 
Com melhores opções gastronômicas e de hospedagem, a cidade voltou a pulsar com a chegada de um novo ciclo de desenvolvimento, depois da erva-mate e do tanino, no século passado. Vale a pena, para quem chega para pescar, estender mais um ou dois dias e conhecer seus prédios históricos, a orla portuária, degustar o tradicional lambreado (bifão à milanesa) e fazer compras na Ilha Margarida (Paraguai), pagando R$ 10 para a travessia de barco pelo rio.  
 
Murtinho é um dos principais destinos de pesca esportiva do Brasil, atraindo milhares de turistas do Estado e de outras regiões todos os anos. Pesqueiros e pousadas na cidade e na área rural oferecem toda a infraestrutura para ir para o rio em busca de emoções no encontro com os peixes graúdos, com guias de pesca. A cidade conta com 800 leitos, distribuídos entre hotéis, pousadas, pesqueiros e ranchos. É possível alugar uma casa de temporada.
 
A temporada promete, segundo os empresários do segmento. “Os pescadores estão chegando e estamos apostando neste ano”, comemora Marco Aurélio Nunes, da Pousada do Pescador. “O ano de 2023 foi excelente para a pesca e tudo contribuiu, a nossa estrada de acesso (BR-267) melhorou muito e a estruturação do turismo pela prefeitura, fomentando novos roteiros, como observação de aves, e promovendo eventos, tem atraído um novo perfil de turistas”, destaca.
 
Dica: Ilha do Farol
 
A Pousada do Pescador (73 leitos) fica na área urbana, distante apenas 200m do rio, e oferece hospedagem com refeições, instalações confortáveis, piscinas e vários tipos de embarcações. Uma das melhores opções de acomodação para uma pesca garantida, conforto e natureza ao redor fica localizada já no Pantanal, a 40 minutos de carro ou 1h de barco da cidade. É o rancho Ilha do Farol, beira do Rio Paraguai, cujas águas refletem a beleza do Morro Pão de Açúcar à frente.
 
A estrutura foi montada pelo empresário Fermiano Yarzon, capitão aposentado da Marinha, e seu filho, Washington. Ideal para grupo de amigos ou familiar, conta com seis apartamentos telados para 24 pessoas, ar condicionado, internet, refeitório, piscina, água tratada e redário. “Recebemos turistas de todos os cantos do país, inclusive os menonitas do Paraguai, que se encantaram com o lugar. Temos muitas reservas e será um ano de muita pesca”, diz Yarzon.
 
Na mesma região, outro empreendimento muito procurado é a Pousada Fecho dos Morros, com instalações aconchegantes para pesca e lazer em família e o melhor da gastronomia regional, situada numa ilha próxima à morraria. No baixo Pantanal, o Rio Apa é um dos locais de maior piscosidade e biodiversidade. Nesse paraíso, fica a Pousada Pantaneira Foz do Apa (66 km de Murtinho), com pista de pouso, piscinas, suítes, apartamentos, quiosques e bar climatizado.
 
(*Da Assessoria de Imprensa)
 
Mais informações
 
Rancho Ilha do Farol
Contato: 67 999265070
Facebook.com/ranchoilhadofarol
 
Pousada do Pescador
https://pousadadopescador.tur.br/
 
Pousada Fecho dos Morros
Facebook.com/pousadafechodosmorros/
www.pousadafechodosmorros.com.br/
 
Pousada Foz do Rio Apa
www.pousadafozdorioapa.com.br/


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 02 Março 2024 às 12:00 - em: Principal


MAIS LIDAS