TRE cassa mandato de Carla Zambelli
Lula Marques/Agência Brasil
Por cinco votos a dois, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por disseminar conteúdos falsos que buscaram minar a confiança no sistema eleitoral nas eleições de 2022. Além de perder o mandato, o TRE-SP tornou Zambelli inelegível por oito anos, mas ela segue no cargo pois ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na decisão, tomada ontem, o TRE-SP considerou que a deputada cometeu crimes de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, usando seus perfis nas redes sociais para “disseminar informações falsas, incitando animosidade contra o sistema eleitoral e o Poder Judiciário, com o escopo de comprometer a normalidade e a legitimidade das eleições”.
Uma das provas consideradas pelo tribunal foi uma notícia falsa divulgada por Zambelli sobre suposta manipulação de urnas eletrônicas em Itapeva, no interior paulista. Na reta final da campanha presidencial, ela compartilhou uma postagem dizendo que as urnas estavam manipuladas em sindicato relacionado ao presidente Lula(PT), o que foi desmentido pelo TSE. Zambelli diz ser vítima de "perseguição" e vai recorrer ao TSE. (Com Estadão)
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 31 Janeiro 2025 às 09:15 - em: Principal