SMS com notificação extrajudicial de suspensão de CNH em nome do Detran-MS é golpe

Imagens Reprodução Divulgação
SMS com notificação extrajudicial de suspensão de CNH em nome do Detran-MS é golpe
Link de SMS direciona pessoa a site de golpistas
O Detran-MS divulgou um alerta informando que mensagem enviada por SMS avisando sobre suposta suspensão da Carteira Nacional de Habilitação em nome do Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul "é golpe".
 
A tentativa de golpe consiste no recebimento de mensagem via SMS que afirma que a CNH da pessoa está com processo de suspensão em andamento. Ao acessar o suposto link de consulta, o cidadão é direcionado a uma página que imita o GOV.BR do governo federal. Ao preencher os dados para fazer a consulta, o resultado mostra dados pessoais do condutor, e supostas informações da infração cometida e valores, além de um campo com a opção “regularizar”. 
 
Não há registro de quantas pessoas já caíram no golpe em Mato Grosso do Sul. Os primeiros casos surgiram em Nova Andradina, onde cerca de dez pessoas relataram na agência, ter recebido a mensagem, e pelo menos duas chegaram a efetuar o pagamento com valores de R$ 119 e R$ 193. 
 
O Detran-MS reforça que nenhum órgão do governo solicita pagamentos ou dados por SMS. "As notificações do Detran-MS são realizadas por edital em Diário Oficial do Estado, por correspondência via Correios ou notificações no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para quem tem o aplicativo Carteira Digital de Trânsito”, explica o diretor de Habilitação do departamento.
 
Em caso de dúvidas, a pessoa pode contatar o Detran-MS pelos canais oficiais como o Portal de Serviços Meu Detran, o aplicativo Detran MS, a Central de Informações 154 (Capital) e (67) 3368-0500 (Interior) ou agendar atendimento numa das 94 agências do órgão no estado. 
 
Esse mesmo golpe já foi registrado em outros estados brasileiros, como Espírito Santo (ES), Mato Grosso (MT), São Paulo (SP) e Paraíba (PB), diz a assessoria do órgão.


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 15 Novembro 2024 às 16:30 - em: Principal


MAIS LIDAS