Sindicato critica acordo que prevê pedágio em dobro e metade da duplicação na BR-163 em MS

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Sindicato critica acordo que prevê pedágio em dobro e metade da duplicação na BR-163 em MS
Pedágio vai aumentar; obras vão diminuir
Depois de o Tribunal de Contas da União homologar nesta semana acordo do governo federal com a CRR MS via para que a concessionária siga administrando os 847 km da rodovia BR-163 em Mato Grosso do Sul, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de MS (Setlog-MS) criticou hoje a decisão, diante da previsão de dobrar a tarifa de pedágio e obrigação da empresa de fazer menos da metade da duplicação que era prevista no contrato original. Para o sindicato, nessa situação a rodovia "ficará intransitável" nos próximos 30 anos.
 
Quando assumiu a rodovia em 2014, a CCR MS Via se comprometeu a duplicar os 845,2 km da rodovia até 2019. As obras pararam em 2017 e só 179 km foram duplicados, 150,4 km pela concessionária – o mínimo exigido para a cobrança do pedágio. Agora, o compromisso da empresa é de duplicar apenas 353 km, menos da metade prevista no primeiro contrato. Pelo novo acordo, o valor do pedágio vai passar dos R$ 7,52 atuais para R$ 15,13 a cada 100 km (mais do que o dobro) nas pistas simples: chega no primeiro ano a R$ 10,60, no segundo a R$ 12,60 até atingir os R$ 15,13.
 
“A duplicação integral da via é uma necessidade como já foi demonstrado em estudos realizados. Há 30 anos, tínhamos uma produção no estado que as rodovias atuais conseguiam comportar. Hoje, o fluxo aumentou e as rodovias já estão estranguladas com a produção atual. Daqui a 30 anos, com aumento do tráfego que certamente virá, e sem duplicação, a 163 ficará intransitável”, disse Cláudio Cavol, presidente do Setlog-MS. (Com Correio do Estado e Campo Grande News)


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Postado por: Marco Eusébio, 15 Novembro 2024 às 14:00 - em: Principal


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