Sete planetas alinhados no céu nesta sexta

Arte Nasa
Sete planetas alinhados no céu nesta sexta
Alinhamento de planetas
Nesta sexta-feira, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e também Mercúrio estão “alinhados”. Três planetas podem ser vistos a olho nu: Marte, Vênus e Júpiter. Os demais são mais difíceis de serem observados. “Como é um fenômeno que está distribuído em uma área muito grande do céu, não é um fenômeno para você olhar com o telescópio, é para você olhar com os olhos. Deitar em um lugar seguro, com a visão livre do Oeste, do poente, e apreciar essa grande essa beleza. Você vai ter, realmente, vários planetas visíveis no céu”, diz o astrofísico do Observatório Nacional Ricardo Ogando.
 
Marte, Vênus e Júpiter serão mais fáceis de serem observados. A dica é olhar para o ponto onde o Sol se põe. Mercúrio aparecerá ali por um momento, mas será muito difícil vê-lo. Urano e Netuno são planetas muito distantes da Terra e, por isso, a luz que refletem é muito fraca, o que impossibilita a observação a olho nu. Conforme o astrofísico, Mercúrio e Saturno tipicamente são visíveis a olho nu, mas estarão muito perto do Sol no céu e serão ofuscados por ele. 
 
“O céu começa a ficar mais escuro, você consegue ver bem Vênus. E aí, um pouco mais acima, Júpiter e, depois, Marte. Além disso, a Lua vai estar no céu nesse momento. Não é um planeta, é o nosso satélite, mas estará lá. É como se tivesse essa grande parada, um desfile de planetas”, diz Ogando. Para localizar os planetas, a dica dele Ogando é usar um desses aplicativos para celular que mapeiam o céu.
 
O astrônomo e diretor do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Thiago Gonçalves, explica que planetas, ao contrário de estrelas, não cintilam, ou não piscam. “À primeira vista, o planeta vai quase sempre parecer uma estrela muito brilhante”, orienta. “A particularidade dos planetas é que eles não cintilam. Eles estão mais próximos da gente. A cintilação acontece por conta de um efeito atmosférico. É a luz atravessando a atmosfera que faz com que pareça que as estrelas piscam um pouquinho. Mas, como os planetas estão mais próximos da gente, eles não cintilam”. (Com Agência Brasil)


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 28 Fevereiro 2025 às 09:15 - em: Principal


MAIS LIDAS