Semana decisiva Dante Filho (*)

Semana decisiva

Uma pequena mudança nas tendências da opinião pública registrada pela pesquisa Datafolha, divulgada no domingo, certamente deve dar algum fôlego ao movimento contra o impeachment de Dilma Rousseff. Não que os números favoráveis sejam expressivos, pois a grande maioria que vê-la fora do poder, mas sabe-se que qualquer modificação na sensibilidade das pessoas, apesar das margens de erro, indica movimentos tectônicos no centro político do País.
 
O Datafolha traz informações novas: a sociedade não quer Michael Temer, aponta que prefere que a crise seja solucionada por meio de eleições gerais, e, nas preferências sucessórias, afirma que Lula ainda está forte no jogo. De modo geral, o DataFolha forçou um pouco nas perguntas, mas os números estão dados e repetidos como um mantra, parecendo que tudo é verdade.
 
Insisto: os índices não estão fechados. A pesquisa foi realizada nos dias 7 e 8 de abril. Naquele breve momento em que o Governo estava tendo um fôlego, atravessando fase sem notícias ruins. Não estão cristalizados muitos elementos da realidade em movimento. Como se sabe, o Brasil amanhece de um jeito e anoitece de outro. 
 
Talvez um fato surpreendente modifique tudo, arraste ou salve o Governo. Teremos uma semana em que as emoções estarão vulcanizadas de uma forma como nunca vimos. 
 
Um dado na pesquisa, contudo, chama a atenção: o tucanato está se esboroando; nenhum de seus presidenciáveis empolga, deixando um vácuo de perspectiva de poder que, por ora, é ocupado por Marina Silva. As razões são muitas. Mesmo tendo os melhores quadros políticos do País, o PSDB não consegue criar fina sintonia com a pluralidade de nossa sociedade. Tem em FHC uma persona poderosa, um verdadeiro luxo em se tratando de intelectualidade e sofisticação, embora seja dominada, na base, por um coronelato de quinta categoria. Os exemplos estão tão perto que prefiro nem citá-los. 
 
Quem sabe esse processo histórico, com seus erros e acertos, levem todos os partidos a fazer uma revisão profunda em seus conceitos, virando a página para tentar algo melhor. Esperança, esperança...
 
(*Dante Teixeira de Godoy Filho é jornalista militante em Campo Grande MS - dantefilho@terra.com.br)
 


Deixe seu comentário


Postado por: Dante Filho (*), 14 Abril 2016 às 10:15 - em: Falando Nisso


MAIS LIDAS