Ary Ferreira de Novaes (*)
Seis motivos para considerar a Argentina favorita
No próximo domingo teremos a final da Copa do Mundo de 2014, no Maracanã. Alemanha e Argentina estarão em campo duelando pela conquista de mais um título mundial. A Alemanha busca o tetra; a Argentina, o tri.
Trata-se de jogo de difícil prognóstico. A equipe germânica é, sem dúvida, uma das melhores deste Mundial, além de possuir grande tradição e estar entre as maiores forças do futebol do planeta. Por isso, pode ser apontada como favorita.
Por outro lado, como nem sempre a lógica prevalece, a história das copas conspira a favor da Argentina. Com base nisso, apresento seis motivos que reforçam uma possível vitória dos hermanos.
1. As duas últimas copas (2006 e 2010) foram vencidas por europeus. Nunca um país europeu ou sul-americano venceu três copas consecutivas.
2. Nunca uma seleção europeia conquistou uma copa no continente sul-americano.
3. Esta é a vigésima copa. Desde o início dos mundiais, em 1930, a cada quatro copas, tivemos dois campeões sul-americanos e dois europeus. Agora é a vez do sul-americano.
4. A Argentina vai ter maior torcida.
5. A Argentina tem Messi.
6. Provavelmente o Mick Jagger vai torcer pela Alemanha.
Portanto, caso a Alemanha seja campeã, estará quebrando esses seis tabus. Só que outro tabu ela já quebrou: em nenhuma copa, a seleção do país sede levou a maior goleada da sua história.
Tudo pode acontecer. Que vença o melhor!
(*Ary Ferreira de Novaes, residente em Campo Grande, é engenheiro civil e servidor público estadual)
Deixe seu comentário
Postado por: Ary Ferreira de Novaes (*), 11 Julho 2014 às 10:30 - em: Falando Nisso