S&P eleva nota da dívida do Brasil pela primeira vez em 12 anos
Agencia Brasil
Pela primeira vez em doze anos, a agência de classificação de riscos Standard & Poor’s (S&P) elevou a nota da dívida soberana brasileira. O país saiu da nota BB-, três níveis abaixo do grau de investimento, para a nota BB, dois níveis abaixo. A S&P concedeu perspectiva estável, o que não indica alterações nos próximos meses, e em nota atribuiu a melhoria da nota brasileira à aprovação da reforma tributária na sexta-feira. A última vez em que a S&P havia elevado a nota da dívida brasileira tinha sido em 2011.
A agência, no entanto, adverte que continuam riscos para a economia brasileira, como as perspectivas de fraco crescimento econômico e de situação fiscal “débil”, o que justificou a perspectiva estável para a nota do país. “Isso reflete nossas expectativas de que o país fará progresso lento em enfrentar desequilíbrios fiscais e projeções econômicas ainda fracas, compensadas por uma forte posição externa e uma política monetária que está ajudando a reancorar as expectativas de inflação”, destacou o comunicado.
Em nota, o Tesouro Nacional informou que a elevação da nota brasileira confirma os esforços do governo federal para reequilibrar as contas públicas e fazer as reformas necessárias para a economia. Segundo o órgão, a melhoria na classificação do país resultará em queda dos juros e aumento do emprego no médio prazo. (Com Agência Brasil)
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 20 Dezembro 2023 às 10:40 - em: Principal