Rota Bioceânica: assinada a ordem de serviço da obra de acesso à ponte em Murtinho
Saul Schramm/Governo MS
A ordem de serviço para início da obra que dará acesso à ponte sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho, para viabilizar o projeto da Rota Bioceânica e encurtar o caminho de Mato Grosso do Sul para o Oceano Pacífico, foi assinada em Campo Grande ontem em solenidade com a participação do governador Eduardo Riedel, do ministro interino dos Transportes, George Santoro, e da ministra Simone Tebet (Planejamento) e do prefeito de Murtinho, Nelson Cintra.
“Final de 2023 histórico que estamos vivendo. A ponte sendo construída, o que faltava era o acesso à ponte com suas estruturas alfandegárias. Os ministros vieram aqui assinar a ordem de serviço deste último trecho e ainda tem a restauração da BR-267. Temos que agradecer porque não deixaram para o ano que vem, o que já pode começar agora”, afirmou o governador no evento no auditório do Bioparque Pantanal.
Na ocasião, Simone Tebet afirmou que a Rota Bioceânica será a primeira a ser entregue de cinco corredores internacionais previstos para ligar os estados brasileiros a países sul-americanos e ao mercado asiático. Além do corredor no Estado, já existem planos e recursos para três rotas ligando os estados da região norte do País a Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador. E no sul, a Rota Porto Alegre-Coquimbo, integrando à Argentina, Uruguai e Chile.
“A rota de Mato Grosso do Sul, por exemplo, também beneficia Paraná e Santa Catarina. Nossos produtos vão chegar no mercado asiático são 7 mil km a menos de distância e mais ou menos 20 dias a menos para chegar. Os produtos do Centro-Oeste brasileiro serão muito mais competitivos e poderão chegar muito mais baratos a estes mercados”.
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 20 Dezembro 2023 às 08:00 - em: Principal