Riedel vai representar governadores no G20
Saul Schramm/Governo MS
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, vai representar os governadores brasileiros nesta sexta-feira no U20 (Urban 20), evento que abre no Rio de Janeiro as ações do G20, grupo composto pelas 19 maiores economias do mundo, bem como a União Europeia e mais recentemente a União Africana.
Escolhido pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Fórum Nacional de Governadores e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Riedel abordará temas de governança e enfrentamento das mudanças climáticas no painel "Compromisso com a Ação: a Abordagem Brasileira para uma Governança Climática Multinível". Inciativas e projetos do Governo de Mato Grosso do Sul focados no desenvolvimento sustentável e inclusivo serão apresentados no fórum que congrega cidades dos países membros do G20. "Os estados brasileiros têm um papel crucial para apoiar os municípios, fornecendo apoio técnico e financeiro, e desenvolvendo políticas coordenadas entre os níveis de governo", afirma o governador.
Serão tratados a evolução da preservação do nosso principal bioma com aprovação da 1ª Lei do Pantanal, a meta de tornar Mato Grosso do Sul um estado carbono neutro até 2030 - sendo o primeiro do País -, e o pagamento por serviços ambientais e criação do Fundo Clima, que permite atração de recursos internacionais para a conservação e preservação do bioma.
Também será abordado o programa 'Roadmap Estado Carbono Neutro', que em Mato Grosso do Sul foi lançado em 2024 para avaliar e desenvolver políticas climáticas em cada município, possibilitando ações prioritárias de suporte, benchmarking e capacitação. Dois terços dos municípios já foram mapeados, e os resultados serão apresentados no II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas previsto para final de novembro. A meta é ter todos os municípios incluídos até março de 2025.
Segundo Riedel, o programa responde às diretrizes de colocar as mudanças climáticas no centro da agenda governamental, integrar a agenda climática, institucionalizar uma governança colaborativa, e garantir recursos adequados para implementação dessa agenda. Seu discurso marcará a abertura do U20 (Urban 20), evento que abre as ações do G20 no Brasil em 2024. O ápice do G20 acontece na reunião da Cúpula de Líderes, nos dias 18 e 19 de novembro no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio. A agenda da Cúpula inclui na mesa de discussões temas como inclusão social e transições energéticas, entre outros. (Com assessoria)
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 14 Novembro 2024 às 09:15 - em: Principal