Riedel destaca união de Estado e municípios no enfrentamento a mudanças climáticas
Bruno Chaves/Divulgação
Representando governadores de todo o Brasil no Urban 20 (U20), fórum dos prefeitos do G20 – grupo formado por países das maiores economias do mundo que está reunido no Rio de Janeiro (RJ), o governador Eduardo Riedel (PSDB-MS) destacou ontem a parceria do Estado com município e o apoio da União ao falar da governança no enfrentamento das mudanças climáticas no painel "Compromisso com a Ação: a Abordagem Brasileira para uma Governança Climática Multinível".
“Vou falar rapidamente da experiência que nós tivemos, e aqui represento os governadores do Brasil, os 27. E quero ressaltar a importância da constituição do Conselho das Federações, um espaço que exercita de maneira muito democrática a capacidade de conversar sobre os problemas dos diferentes temas e faz esta aproximação. Igualmente os estados tem feito isso com os municípios, alguns mais, outros menos. No Mato Grosso do Sul a gente não concebe conduzir o Estado sem a presença dos 79 municípios. Somos um estado pequeno em número de municípios, mas esta capacidade de ouvir, discutir, e principalmente endereçar soluções é o que tem feito a diferente para o nosso desenvolvimento”, disse Riedel.
O governador de MS citou como exemplo de união a ação contra as queimadas deste ano no Pantanal. "A capacidade de articulação da União, do estado e dos 12 municípios da região pantaneira, fez com que a catástrofe não fosse muito maior", declarou. “A mensagem foi clara, de que o objetivo e o adversário era um só, o fogo. Com isso, a gente conseguiu criar soluções e dar resultado para um objetivo que era comum a todos”, acrescentou.
Outro exemplo de MS citado no G20 pelo governador foi sobre um mapa estadual de municípios que atuam em projetos carbono neutro. O programa 'Roadmap Estado Carbono Neutro', foi lançado em 2024 em Mato Grosso do Sul, para avaliar e desenvolver políticas climáticas em cada município, possibilitando ações prioritárias de suporte, benchmarking e capacitação. Dois terços dos municípios já foram mapeados, e os resultados serão apresentados no II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas previsto para final de novembro. A meta é ter todos os municípios incluídos até março de 2025. (Com Agência de Notícias MS)
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 16 Novembro 2024 às 11:00 - em: Principal