Yves Drosghic (*)
Que OAB realmente queremos?
Ao comemorar mais um dia da Advocacia, a pergunta que sempre nos recorre é: Que OAB realmente queremos?
Antes de mais nada, é cediço que a Ordem é conhecida por ser a caixa de ressonância da cidadania, num país onde o Estado Democrático de Direito é corolário da Constituição Federal. Ou seja, sempre que há uma discussão importante da sociedade, a OAB é instada a se pronunciar.
Ocorre que nos últimos anos, diante da polarização política que assola nossa nação, nossa Entidade experimenta no próprio seio os reflexos dessa ambiguidade. Por muitas vezes, a Ordem prefere se posicionar como mero comentarista de casos, se esquecendo muitas vezes de ver o cerne da questão: os direitos e garantias constitucionais estão sendo preservados? As prerrogativas advocatícias estão intactas?
Em 2017 publiquei um artigo defendendo uma reforma do sistema político na OAB, pregando eleições diretas para presidência nacional, quinto constitucional e transparência das decisões, com mais participação da advocacia nas instâncias de decisórias internas.
Por outro lado, depois do lamentável episódio envolvendo o presidente do país com o presidente da OAB Federal, amplamente noticiado pela mídia, percebemos a excitação de alguns colegas com a propostas de eleições diretas. Não por princípio, mas com o objetivo de contestar o líder maior da Entidade, assumindo uma posição que fragiliza a Ordem e a própria advocacia.
É fato que sempre defendi o voto direto para a presidência nacional, portanto posso dizer com tranquilidade que a posição favorável nesta questão não significa o ataque a nossa Instituição, nem tampouco a legitimidade de sua presidência nacional.
Neste momento, precisamos de entendimento e união da classe, mesmo com discordâncias ideológicas, que devem ficar no terreno político. A OAB precisa se reformar sim, mas com qualidade, altivez e sempre em defesa da democracia e da advocacia. Viva a Advocacia!
(*Yves Drosghic é advogado e presidente municipal do PDT de Campo Grande)
Deixe seu comentário
Postado por: Yves Drosghic (*), 12 Agosto 2019 às 13:00 - em: Falando Nisso