Pouco acionados em Brumadinho, militares de Israel deixam hoje o Brasil

Embaixada de Israel
Pouco acionados em Brumadinho, militares de Israel deixam hoje o Brasil
Pouco utilizados pelas forças mineiras que comandam resgate, militares de Israel vão embora hoje
Os 136 militares israelenses que desde domingo estão em Minas Gerais para ajudar nas buscas por vítimas da tragédia de Brumadinho deixam hoje o Brasil e voltam à Tel Aviv às 17h. Embora bem tratados, os israelenses "aparentavam estar ansiosos para trabalhar e não estavam confortáveis com sua subutilização”, revelou um oficial brasileiro ao jornal Estado de Minas, sob condição de anonimato. Nem 10% dos equipamentos da tropa de Israel foram desencaixotados. O que foi aberto se resumiu a aparatos de sobrevivência. "Aqui, os israelenses eram auto-suficientes. A comida deles e até a água que bebiam era própria. Não dependiam das forças brasileiras para nada. A única coisa que nos pediam era instruções sobre quais os pontos em que poderiam atuar, onde deveriam ser empregados", relatou outro oficial. 
 
OPERAÇÃO POLITIZADA – A divisão de protagonismo no socorro às vítimas, diz o jornal, tem causado "curtos-circuitos" entre o governo de Minas e as Forças Armadas. "Essas colocaram um contingente de mil homens, desde sexta-feira, para auxiliar no resgate de sobreviventes. Só que não houve solicitação de uso do grupo. O governo de Minas informou que não havia necessidade daquele tipo de apoio e, se precisasse, solicitaria. A avaliação de militares é de que o salvamento de Brumadinho 'está muito politizado'", informa O Estado de Minas. Hoje de manhã, integrantes do Comando Aéreo, da PM e dos Bombeiros mineiros participaram de ato de agradecimento e despedida da tropa de Israel no 12º Batalhão de Infantaria (BI), em Belo Horizonte.

 

O presidente Jair Bolsonaro, no hospital Albert Einstein em recuperação após a cirurgia, agradeceu pelo Twitter ao Estado de Israel pelo apoio.



Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 31 Janeiro 2019 às 12:15 - em: Principal


MAIS LIDAS