PF investiga fraude no recebimento de bolsa de estudos na Universidade Federal de Dourados

PF-MS Divulgação
PF investiga fraude no recebimento de bolsa de estudos na Universidade Federal de Dourados
Agentes cumpriram mandados hoje em Dourados e Campo Grande

Agentes da Polícia Federal cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em Campo Grande e Dourados nesta manhã ao deflagrar a Operação “Pós-doc fraudis”, que investiga recebimento ilegal de recursos destinados a bolsa de estudos na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Os alvos tiveram quebra de sigilo bancário pela Justiça, a pedido da PF. Durante as investigações, os agentes descobriram existência de favorecimento no ingresso e ajuste (“rachadinha”) de recursos federais destinados ao pagamento de bolsa de estudos entre professor que coordenava o programa e aluno aprovado no curso, que recebia bolsa de estudos de Pós-Doutorado de Engenharia Agrícola da UFGD. Os investigados poderão responder por crimes de concussão, corrupção passiva, corrupção ativa, peculato e frustração do caráter competitivo da licitação, previstos no Código Penal.

P.S.: Nesta tarde, a Polícia Federal divulgou nota para esclarecer que a UFGD não é alvo da investigação. Leia abaixo a íntegra
 
"A Polícia Federal esclarece que as investigações que culminaram na Operação Pós-doc fraudis tiveram início a partir de ofício recebido da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, no qual continha, além de denúncia anônima enviada à Ouvidoria da instituição por meio do sistema Fala BR, minucioso levantamento de dados e informações realizado pela Corregedoria daquela instituição.
 
Por fim, assevera que a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) não é investigada na Operação Pós-doc fraudis, mas apenas um professor e um estudante da instituição."


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 06 Setembro 2023 às 09:15 - em: Principal


MAIS LIDAS