Oito em cada dez brasileiros estão endividados
ilustração ReproduçãoOito em cada dez brasileiras estão endividadas e um terço têm dívidas em atraso, diz o relatório Raio-x dos Brasileiros em Situação de Inadimplência divulgado hoje pelo Instituto Locomotiva. Os índices, que haviam piorado muito durante a pandemia da covid-19, recuaram, mas ainda são elevados segundo a pesquisa que fez 983 entrevistas pela internet nos dias 11 e 22 de setembro com homens e mulheres de todos os estados.
O cartão de crédito sendo a principal porta das dívidas, com 60% dos débitos em aberto neste ano, superando o índice de 56% de 2022. Deixar de quitar dívidas junto a bancos, financeiras, empréstimos e financiamentos também tem sido um desafio: 43% das famílias enfrenta essa situação, três pontos a mais do que no ano passado quando eram 40%. Os brasileiros também acumulam dívidas do cheque especial (19%); contas de serviços básicos, como luz, gás e água (17%); de impostos, como IPVA e IPTU (15%); de celular (14%); e compras feitas em lojas de departamento (12%).
Os principais motivos alegados para as dívidas são a falta de planejamento (36%); desemprego (34%); gastos inesperados com saúde (30%); emprestar o nome de alguém para efetuar compras ou contratar serviços (16%); compras de alto valor, acima do que cabe no orçamento (11%); investimento em negócios que deram prejuízo (10%); e falta de controle nos gastos por parte do companheiro ou companheira (8%). (Com Agência Brasil)
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 07 Dezembro 2023 às 12:15 - em: Principal