Oito em cada dez brasileiros estão endividados

ilustração Reprodução
Oito em cada dez brasileiros estão endividados
Cartão de crédito continua sendo principal porta para dívidas

Oito em cada dez brasileiras estão endividadas e um terço têm dívidas em atraso, diz o relatório Raio-x dos Brasileiros em Situação de Inadimplência divulgado hoje pelo Instituto Locomotiva. Os índices, que haviam piorado muito durante a pandemia da covid-19, recuaram, mas ainda são elevados segundo a pesquisa que fez 983 entrevistas pela internet nos dias 11 e 22 de setembro com homens e mulheres de todos os estados.

O cartão de crédito sendo a principal porta das dívidas, com 60% dos débitos em aberto neste ano, superando o índice de 56% de 2022. Deixar de quitar dívidas junto a bancos, financeiras, empréstimos e financiamentos também tem sido um desafio: 43% das famílias enfrenta essa situação, três pontos a mais do que no ano passado quando eram 40%. Os brasileiros também acumulam dívidas do cheque especial (19%); contas de serviços básicos, como luz, gás e água (17%); de impostos, como IPVA e IPTU (15%); de celular (14%); e compras feitas em lojas de departamento (12%).

Os principais motivos alegados para as dívidas são a falta de planejamento (36%); desemprego (34%); gastos inesperados com saúde (30%); emprestar o nome de alguém para efetuar compras ou contratar serviços (16%); compras de alto valor, acima do que cabe no orçamento (11%); investimento em negócios que deram prejuízo (10%); e falta de controle nos gastos por parte do companheiro ou companheira (8%). (Com Agência Brasil)



Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 07 Dezembro 2023 às 12:15 - em: Principal


MAIS LIDAS