O "Senhor Diretas" em Campo Grande...

Foto do acervo de Edmar Neto www.marcoeusebio.com.br
O "Senhor Diretas" em Campo Grande...
Se hoje os brasileiros têm o direito de escolher o presidente da República, há pouco mais de duas décadas e meia a coisa era bem diferente. A foto acima retrata aquela época. Em campanha para eleger Juvêncio César da Fonseca prefeito de Campo Grande com Chico Maia de vice (ambos à direita), o PMDB local recebeu em 1985 a ilustre visita do líder maior do partido, o deputado federal Ulysses Guimarães, que havia ficado conhecido como "Senhor Diretas" coordenando a campanha que defendia a realização de eleições diretas para a Presidência depois de duas décadas de regime militar. 

A volta das eleições presidenciais só veio a ocorrer quatro anos depois, em 1989, quando o próprio Ulysses foi um dos candidatos derrotados que não passaram do primeiro turno. No segundo turno, Fernando Collor derrotou Luiz Inácio Lula da Silva. Por ironia histórica, o vencedor não terminou o mandato e o perdedor de outrora, depois de não desistir, está terminando agora sua segunda gestão no cargo maior da Nação. 

Em destaque na foto, Ulysses (que veio a desaparecer no mar em um acidente de helicóptero) conversa com o então prefeito da Capital de Mato Grosso do Sul, Lúdio Coelho. À direita, o hoje juiz Marcos Britto. Lúdio veio a se tornar senador da República, assim como Juvêncio, depois de eleito duas vezes seu sucessor da prefeitura. E Chico Maia, que foi vice-prefeito e vereador, acabou priorizando a iniciativa privada como produtor rural e empresário do ramo de outdoors e hoje preside a Associação dos Criadores do estado (Acrissul). Leitor assíduo do Blog, o ex-vereador Edmar Neto, enviou a foto do avô Lúdio e do tio Chico Maia com Ulysses, do acervo de família, à seção GARIMPANDO HISTÓRIA para compartilhar a cena com os demais leitores.

Siga o Blogueiro no Twitter


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 12 Outubro 2010 às 18:26 - em: Garimpando Historia


MAIS LIDAS