O elevado voo tucano em MS
Fotos PSDB-MS e Sérgio de Paula
Embora o crescimento de partidos que estão no poder seja comum no Brasil, o avanço tucano sem precedentes em Mato Grosso do Sul impressiona aliados e assusta os poucos adversários. Sob comando de Reinaldo Azambuja, que se tornou no ano passado o primeiro governador reeleito de MS a eleger seu sucessor, o atual governador Eduardo Riedel, o partido também conquistou três das oito cadeiras de deputado federal do estado e um quarto dos assentos da Assembleia com seis deputados estaduais. De lá pra cá a sigla segue filiando prefeitos e vereadores em todo o estado e atraindo aliados importantes, como a aliança renovada com o MDB.
Com o fim da hegenomia do PSDB em São Paulo que perdeu no ano passado o comando do Estado depois de quase três décadas e viu uma debandada de suas antigas lideranças para outras siglas, o MS passou a ser considerado o mais forte reduto tucano do Brasil. E vai além. Proporcionalmente, é a mais forte legenda estadual dentre todos os partidos, já que em nenhuma outra unidade da Federação uma sigla comanda um Estado com quase metade da bancada federal na Câmara, um quarto da assembleia e maioria absoluta de prefeitos. Tal façanha, inclusive, conforme aqui divulgado, levou o governador gaúcho Eduardo Leite, a citar Azambuja para sua sucessão na presidência nacional do PSDB, em recente entrevista ao Estadão.
Dentro da sigla, o elevado vôo regional tucano também não passa despercebido. Durante a convenção no último sábado que reconduziu Azambuja a presidência regional para conduzir os destinos do PSDB nas eleições de prefeitos e vereadores no ano que vem, o ex-presidente da sigla Sérgio de Paula, fiel articulador político do ex-governador, disse que o partido vive seu melhor momento. “Primeiro, o Reinaldo é nosso eterno governador, é a nossa maior liderança do partido. Essa construção do governo presente, dos prefeitos, dos vereadores foi através dele. O Reinaldo é uma pessoa experiente, que tem respeito dos prefeitos, dos vereadores. Não é fácil você conduzir um partido que tem mais de 50 prefeitos, mais de 250 vereadores, seis deputados estaduais, três deputados federais, o governador do Estado. Acho que o partido está em boas mãos, nosso melhor momento”, afirmou ao Campo Grande News.
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 25 Outubro 2023 às 14:45 - em: Principal