Nelsinho e os prováveis caminhos até 2014 Youssif Domingos (*)

Nelsinho e os prováveis caminhos até 2014

 

Parece que está longe, mas não está. Mesmo que a eleição estadual seja em 2014, muitas decisões começam a ser tomadas em 2013, mais precisamente em setembro deste ano. Naquele mês termina o prazo para mudança de partido ou mesmo para uma nova filiação partidária, isto para quem nunca fora ligado a partido algum. 
 
É diante deste cenário que começam as definições para a sucessão do governador André Puccinelli. Nelsinho nunca escondeu o desejo de disputar o governo do estado, da mesma forma que não afasta a possibilidade de deixar o PMDB.
 
Depois do resultado das eleições municipais, culminando com a eleição de Alcides Bernal, Nelsinho passa a ter duas missões: a de se fortalecer internamente no PMDB e a de reagrupar antigos aliados como o PSDB, PPS e tantos outros. Ao menor sinal de desconfiança, Nelsinho desembarca em outra agremiação e traça o seu destino político para o pleito do ano que vem.
 
Mas o governo do estado não é o único caminho. Embora negue, Nelsinho poderá ser candidato ao Senado da República, dentro ou fora do PMDB. E há uma justificativa para isto. Disputar o governo com o senador Delcídio do Amaral (PT) e perder, terá pela frente duas forças atrapalhando o seu caminho em 2016, Bernal, prefeito e Delcídio, governador. 
 
Mas há um fator interessente neste processo todo: Nelsinho candidato ao senado em 2014, e vencendo, seria de bom gosto tanto para Delcídio como para Bernal. Delcídio fica sem concorrente à altura em 2014 e Bernal disputaria a reeleição sem a possibilidade de ter que enfrentar Nelsinho em 2016. 
 
São apenas hipóteses, mas são alguns prováveis caminhos. O outro caminho é repetir o erro do ex-governador Zeca do PT, que deixou o governo, não disputou a eleição mais próxima e hoje é vereador em campo Grande.
 
(*Youssif domingos é advogado, ex-vereador de Campo Grande e ex-deputado estadual pelo PMDB)


Deixe seu comentário


Postado por: Youssif Domingos (*), 13 Janeiro 2013 às 22:22 - em: Falando Nisso


MAIS LIDAS