Morre o físico Stephen Hawking
Lucas Jackson/Reuters/G1 Reprodução
A carreira de Stephen Hawking já seria extraordinária para uma pessoa qualquer, mas ele superou a doença que o acompanhou a maior parte da vida e se tornou um dos mais conhecidos cientistas da história. Aos 21 anos, foi diagnosticado como portador de distrofia neuromuscular, chamada de Esclerose Lateral Amiotrófica, doença que paralisa os músculos do corpo, sem atingir as funções cerebrais. Na época, os médicos lhe deram dois anos de vida. Porém, o fisíco britânico morreu aos 76 anos, na madrugada de hoje.
Doutor em cosmologia, autor de 14 livros, ele foi professor de matemática na Universidade de Cambridge, onde é professor lucasiano emérito - mesmo cargo ocupado por grandes cientistas como Charles Babbage, Isaac Newton e Paul Dirac. Ele também é diretor do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica da mesma universidade. Suas principais áreas de especialidade são cosmologia teórica e gravidade quântica.
"Estamos profundamente tristes, porque nosso querido pai faleceu hoje", declararam os filhos do astrofísico, Lucy, Robert e Tim, de seus dois casamentos, em um comunicado publicado pela agência britânica Press Association."Foi um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado perdurarão por muitos anos", lamentaram.
(Com G1, Superinteressante e agências)
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 14 Março 2018 às 09:00 - em: Principal