Morre o ex-governador de SP Cláudio Lembo
Divulgação/Arquivo
Morreu na manhã de hoje, aos 90 anos, o ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo, cujo corpo será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta quarta-feira. A causa da morte não foi divulgada. Conservador sério da direita, respeitado até por lideranças da esquerda, Cláudio Salvador Lembo, paulistano do bairro do Bixiga, era advogado, foi presidente da Arena no período da ditadura militar e governador de São Paulo de março de 2006 a janeiro de 2007, quando era vice-governador e assumiu o comando do Estado quando Geraldo Alckmin (então no PSDB) renunciou para se candidatar a Presidência da da República. Professor de Direito Constitucional e de Direito Processual Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Lembo também foi prefeito interino de São Paulo, entre 1986 e 1989, na administração de Jânio Quadros.
Nas redes sociais, várias lideranças lamentaram a morte do ex-governador. “Recebi com tristeza e consternação a notícia do falecimento do professor, jurista, acadêmico e ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo. Meu amigo desde os anos 1970, Lembo foi símbolo de Política escrita assim, com P maiúsculo. Representante do campo conservador, sempre tivemos diferenças e, ao mesmo tempo, uma capacidade de diálogo franco, aberto e generoso. Com suas convicções, teve amplo destaque na política e se consolidou como voz importante no direito, tendo sido reitor da Universidade Mackenzie. Deixa um legado de compromisso com a democracia, com os valores constitucionais e com o amor pelo Brasil”, afirmou o presidente Lula.
“Se tem alguém que cumpriu sua missão, esse alguém foi Cláudio Lembo. Cidadão exemplar, com excelente formação e um homem público que não deixa uma única observação negativa. Conheci-o quando eu ainda era jovem, sendo ele amigo de meu pai. Mais tarde se tornou um fraterno amigo, parceiro e conselheiro na minha jornada. Muito obrigado e descanse em paz, Cláudio. Meus sentimentos à Renéa, sua esposa, Salvador, seu filho, seus netos e toda família e amigos nesse momento de pesar”, escreveu o presidente nacional do PSD e secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab. (Com Veja e IstoÉ)
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 19 Março 2025 às 09:15 - em: Principal