Morre aos 98 anos a atriz Eva Todor
Globo/Divulgação
Morreu aos 98 anos neste domingo a atriz Eva Todor, em sua casa, no Rio de Janeiro, onde vivia reclusa desde que recebeu o diagnóstico de Mal de Parkinson há alguns anos. Afastada da TV desde a novela Salve Jorge, da TV Globo, em 2012, ela havia sido internada com pneumonia em março deste ano. Sua última aparição foi em novembro de 2014, quando foi homenageada por amigos artistas no Teatro Leblon.
Nascida na Hungria e radicada no Brasil, Eva Fódor Nolding começou a atuar ainda menina no teatro como bailarina e brilhou nos palcos na década de 1930. Na época adotou Todor, versão aportuguesada de seu sobrenome. Estreou no cinema na década de 60, no filme Os Dois Ladrões, de Carlos Manga, ao lado de Oscarito. No ano seguinte, foi contratada pela TV Tupi.
Eva estreou na TV Globo em 1977, na novela Locomotivas, de Cassiano Gabus Mendes, e atuou em várias outras novelas, minisséries e seriados da emissora. Em depoimento ao site Memória Globo (veja aqui), a atriz fez um balanço extremamente positivo da própria carreira: "Posso ser vaidosa? Pretensiosa? Avalio minha carreira brilhante: longa, sem tropeços, sem desastre, contínua, respeitada, com prestígio aqui e além-mar", disse. Era viúva e não tinha filhos.
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 10 Dezembro 2017 às 11:15 - em: Principal