Morre aos 75 anos, em MS, o jornalista e empresário Antônio João Hugo Rodrigues
Correio do Estado/Reprodução
Morreu aos 75 anos, em Campo Grande, o jornalista, empresário e ex-senador Antônio João Hugo Rodrigues, que foi sócio-acionista e diretor do Correio do Estado, o mais antigo jornal diário em circulação em Mato Grosso do Sul. AJ, como era chamado, faleceu na noite anterior, no Hospital do Coração, onde havia sido internado com problemas cardíacos e um quadro agravado por diabetes. O velório será das 10 às 12 horas, no Memorial Park. Depois, o corpo deve ser cremado e as cinzas jogadas no rio Paraguai, como era seu desejo.
Nascido em Campo Grande em 26 de dezembro de 1947, Antônio João era o caçula dos quatro filhos do professor J. Barbosa Rodrigues, fundador do Correio do Estado, e de Henedina Hugo Rodrigues. Começou a tralhar no jornal da família ainda criança, aos 7 anos, como entregador de jornal, e também atuou como digitador, fotógrafo (função na qual ganhou o Prêmio Esso, um dos mais importantes prêmios de jornalismo do Brasil, ao fotografar, para o Estadão, uma das maiores geadas já ocorridas na região, em 1976) até virar diretor.
Depois do falecimento dos irmãos (José Maria, Marcos Fernando e Paulo de Tarso) se tornou, por décadas, aquele que ditava a linha da Editoria de Polícia do grupo de comunicação (que também foi composto por emissora de rádio e TV), exercendo forte influência nos rumos da política regional. Também chegou a ser dono dos exintos Diário da Serra e TV Guanandi (afiliada Band). Na política, inclusive, em 2006, assumiu por alguns meses a cadeira de senador como suplente de Delcídio do Amaral. Também foi fundador e presidente do PSD no Estado.
AJ foi diretor do jornal até 2019, quando se aposentou do cargo. O empresário não deixa filhos, foi casado por duas vezes (a primeira com a jornalista e editora da coluna Diálogo e administradora do Correio do Estado Ester Figueiredo Gameiro; e a segunda com Marcia Barros). Também, como os pais professores, era membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras, e agora deixa vaga a cadeira número 13 da ASL.
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 19 Setembro 2023 às 08:00 - em: Principal