Morre aos 60 anos o deputado Amarildo Cruz
Alems Divulgação
Faleceu hoje, aos 60 anos, o deputado estadual Amarildo Cruz (PT), vitimado por uma terceira parada cardíaca no início da tarde desta sexta-feira, no hospital do Proncor, em Campo Grande, onde estava internado desde terça-feira por infecção respiratória e consequente miocardite. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) divulgou nota de pesar. "Sensível às causas sociais e combativo por um país mais democrático e menos desigual, sua morte foi lamentada pelos outros 23 deputados e deputadas da 12ª Legislatura", diz o comunicado.
Amarildo Valdo da Cruz nasceu em 29 de julho de 1962, em Presidente Epitácio (SP). Me contou uma vez que seu pai era apaixonado por futebol e, no ano da Copa de 1962 em que Amarildo "O Possesso) substituiu o Rei Pelé na Seleção Brasileiro, resolveu dar o nome do jogador ao filho.
Mudou-se para Mato Grosso do Sul aos 18 anos, em 1981, aprovado em concurso para o cargo de fiscal tributário estadual, sua função de carreira.
Formado em Direito, com pós-graduação em Gestão Pública, filiou-se ao PT em 1984. Também foi presidente e secretário geral do Sindicato dos Agentes Tributários Estaduais, atual Sindifiscal-MS. Como coordenador geral tributário e financeiro da Secretaria Estadual da Fazenda, criou o Prático, agilizando o atendimento ao cidadão, reunindo vários órgãos públicos no mesmo lugar.
Foi superintendente da Central de Compras do Estado, onde implantou o registro de preços e o pregão eletrônico. Em 2003 e 2006 foi presidente da Agência Estadual de Habitação (Agehab) e em 2012 assumiu a Superintendência do Ibama-MS. Em 2020, chefiou a Unidade de Educação Fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), quando implantou o programa Nota Premiada MS.
Na Alems, assumiu cadeira de deputado por cinco vezes, eleito e como suplente. Estava no Legislativo desde junho de 2021, quando assumiu a cadeira em decorrência da morte do deputado Cabo Almi (PT), vítima de covid. No ano passado, foi reeleito para seu quinto mandato, com 17.249 votos, e era o atual líder da bancada do PT. Amarildo deixa três filhos, e a atual companheira Simone. Informações sobre velório, quando divulgadas, serão aqui acrescentadas. Assumirá a cadeira a primeira suplente do PT, professora Gleice Jane Barbosa, de Dourados.
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 17 Março 2023 às 14:00 - em: Principal