Morre a jornalista Glória Maria, da Globo
Ramón Vasconcelos/Globo
Morreu hoje aos 73 anos a jornalista Glória Maria, no Rio de Janeiro. Em 2019, ela havia sido diagnosticada com câncer de pulmão, teve sucesso no tratamento. Depois, sofreu metástase no cérebro, teve êxito inicial por meio de cirurgia, mas os novos tratamentos não avançaram. “Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio”, informou, em nota, a Rede Globo.
A carioca Glória Maria Matta da Silva nasceu em 15 de agosto de 1949, filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta. Estudou em colégios públicos até cursar jornalismo na PUC-Rio, quando trabalhava como telefonista da Embratel. Em 1970, foi levada por uma amiga para ser radioescuta da Globo do Rio. Na TV Globo, virou repórter numa época em que os jornalistas ainda não apareciam no vídeo e foi pioneira nisso ao estrear na telinha em 1971, ao cobrir o desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio. “Quem me ensinou tudo, a segurar o microfone, a falar, foi o Orlando Moreira, o primeiro repórter cinematográfico com quem trabalhei”, disse ela ao Memória Globo.
Na emissora, trabalhou no Jornal Hoje, no RJTV e no Bom Dia Rio. No Jornal Nacional, foi a primeira repórter a aparecer ao vivo, em 1977. Em 1986, foi para o Fantástico, onde atuou como apresentadora de 1998 a 2007. Ficou conhecida por matérias especiais, viagens a lugares exóticos e por entrevistar celebridades como Michael Jackson, Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e Madonna. Cobriu a guerra das Malvinas (1982), a invasão da embaixada brasileira do Peru por um grupo terrorista (1996), os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo na França (1998). Atualmente, fazia parte da equipe do Globo Repórter.
Colegas, amigos e fãs, e até o presidente Lula manifestaram pesar nas redes sociais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu no Twitter: "Recebo com muita tristeza a notícia da morte de Glória Maria, uma das maiores jornalistas da história da nossa televisão. Glória foi repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo, entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras".
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 02 Fevereiro 2023 às 09:15 - em: Principal