Ministério da Agricultura prorroga prazo para atualização de cadastro de rebanhos em MS

Ilustração TV Morena Reprodução
Ministério da Agricultura prorroga prazo para atualização de cadastro de rebanhos em MS
Ministério autoriza segunda prorrogação para cadastro de rebanhos em MS
A Superintendência da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (SFA-MS) emitiu parecer favorável à solicitação da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de MS (Iagro) de dilação de prazo para Atualização Cadastral e Declaração Semestral de Rebanhos, que passa a valer até o dia 30 deste mês. Essa portaria já havia sido estendida no fim de maio, sendo a segunda prorrogação, pois constatou-se que faltava o registro de 25% dos produtores. São 19.128 propriedades ausentes, que possuem rebanhos equinos e bovinos, estando situadas principalmente em assentamentos rurais. 
 
O descumprimento das normas pode gerar penalidades que vão de multas até o bloqueio de explorações pecuárias, com penas civis e penais, além de comprometer o controle sanitário no estado. Para obtenção do status de área livre de aftosa sem vacinação, MS concluiu a última etapa de imunização do rebanho em novembro de 2022, com a suspensão da vacina desde março de 2023. “A atualização do cadastro é essencial para a caracterização do sistema agroprodutivo e para a adoção de medidas de gestão no sentido de manter a sanidade da produção animal”, diz o superintendente de Agricultura e Pecuária em MS, José Antônio Roldão. 
 
Os procedimentos devem ser feitos no endereço http://www.gap.ms.gov.br, podendo o produtor obter mais informações nas unidades da Iagro. A atualização cadastral é referente ao imóvel e à pessoa jurídica, enquanto a declaração de rebanhos abrange as espécies bovina e bubalina, galinha, galinha-d’angola, ganso, marreco, pato, peru, ratitas, perdiz, aves ornamentais e silvestres, codorna, suíno, caprino, ovino, equino, asinino, muar, abelha, bicho da seda e animais aquáticos, observando-se que aves e suínos de produção comercial (não de subsistência), não se enquadram neste regulamento e estão sujeitos a normas específicas.


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 20 Junho 2023 às 15:45 - em: Principal


MAIS LIDAS