Milei convida Lula para posse na Argentina
Itamaraty DivulgaçãoO presidente eleito da Argentina, Javier Milei, convidou o presidente Lula para sua posse no dia 10 de dezembro em Buenos Aires, por meio de uma carta entregue neste domingo pela deputada eleita Diana Mondino, futura chanceler do governo argentino, em visita ao ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira. “Sei que o senhor conhece e valoriza cabalmente o que significa este momento de transição para o processo histórico da Argentina, seu povo, e naturalmente para mim e minha equipe de colaboradores que me acompanharão na próxima gestão do governo”, diz a mensagem de Milei, frisando esperar que a relação com Lula seja “frutífera e de construção de laços” e que deseja encontrar o petista “em breve”.
A vitória do ultradireitista para presidência da Argentina levanta dúvidas em relação ao futuro das relações diplomáticas e econômicas com o Brasil devido às posturas do candidato ao longo da campanha. Milei defendeu a saída da Argentina do Mercosul, depois recuou e passou a defender apenas mudanças no bloco econômico, que reúne também Uruguai, Brasil e Paraguai. O presidente eleito disse também que não faria negócios com o Brasil, nem com a China, os dois principais parceiros comerciais da Argentina, e ainda fez duras críticas contra o presidente Lula. A Argentina é o terceiro principal destino das exportações brasileiras, perdendo apenas para China e Estados Unidos.
A deputada eleita e Chanceler designada pelo governo Milei, Diana Mondino, encontra-se em Brasília, para reunião de trabalho com o Ministro Mauro Vieira. Na ocasião, entregou convite do Presidente eleito Javier Milei para que o Presidente Lula participe da sua posse, em 10/12 ????????. pic.twitter.com/MR7kLjeVgf
— Itamaraty Brasil ???????? (@ItamaratyGovBr) November 26, 2023
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 27 Novembro 2023 às 09:15 - em: Principal