Marun elogia cubanos e defende mudança de 'filosofia' na medicina brasileira

Clauber Cléber Caetano/Presidência da República
Marun elogia cubanos e defende mudança de 'filosofia' na medicina brasileira
Carlos Marun à imprensa na CMN: 'a realidade é que a população do nosso interior gostou sim dos médicos cubanos'

Carlos Marun elogiou a ação de cubanos no Mais Médicos e defendeu que médicos formados em universidades públicas ou com financiamentos públicos sejam enviados para atuar em pequenas cidades do interior no programa. "Na verdade, precisa quase que uma mudança de filosofia na medicina brasileira, pelo menos nesses jovens que estão iniciando", disse à imprensa o ministro da Secretaria de Governo, em evento ontem na Confederação Brasileira dos Municípios (CMN).

"O problema não é Cuba. O problema é nós formarmos aqui anualmente milhares de médicos custeados pela sociedade brasileira, em grande parte em universidades públicas, e quando nós precisamos mandar médicos para pequenas cidades do interior nós temos que buscar em Cuba”, afirmou no evento em que o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, anunciou a publicação hoje do edital com 8,5 mil vagas para médicos brasileiros e estrangeiros formados no Brasil, no programa.

Para Carlos Marun, a experiência com os cubanos no interior do país foi um sucesso. "A realidade é que o interior do Brasil precisava de médicos, e esse programa, pode ter defeitos na sua concretização, na forma de se operar, agora a realidade é que a população do nosso interior gostou sim dos médicos cubanos", declarou. (Com G1)



Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 20 Novembro 2018 às 10:45 - em: Principal


MAIS LIDAS