Marun defende 'distritão': 'Vai acabar com a história de votar no João e eleger o Adão'
Reprodução de vídeo
Carlos Marun (PMDB-MS) declarou que vai votar a favor do "distritão", sistema que acaba com o voto proporcional para vereador e deputado estadual e federal, não levando mais em conta os votos para o partido ou coligação e elege os mais votados de cada distrito eleitoral (estado ou município).
Em vídeo no Facebook, o deputado federal admite que "não é o mais perfeito dos sitemas", mas cita "vantagens". "Primeiro, ele acaba com essa história de o cidadão votar no João e eleger o Adão", afirma. "Em segundo lugar, acaba com esses 'partidos pessoais'", diz Marun, citando o deputado Tiririca. "O Tiririca faz um milhão e meio de votos, se elege obviamente, e traz com ele cinco deputados sem voto. (...) Será que isso é correto?".
Para Marun, o "distritão" valoriza o voto. "Quem tem voto vem pro parlamento. Quem não tem voto, vai pra casa". Sobre esse sistema beneficiar quem já é parlamentar, o deputado afirma: "Se o cidadão já é parlamentar conquistar os votos suficientes para continuar parlamentar, que continue. Se fizer um mal mandato, vai pra casa. Então, penso que essa é a lógica da democracia e, por isso, votarei no 'distritão'". Veja o vídeo.
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 18 Agosto 2017 às 14:30 - em: Principal