Marina e Simone sobrevoam Pantanal em MS e dizem que não faltará recursos contra o fogo
SecomApós sobrevoarem o Pantanal sul-mato-grossense, em Corumbá, as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) se reuniram hoje com o governador Eduardo Riedel. Simone anunciou que não garantiu que não vai faltar orçamento federal para a guerra contra o fogo. Marina anunciou a chegada da aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), com capacidade de 12 mil litros, para ajudar no combate aos incêndios florestais, além de 280 pessoas do Ibama e do ICMbio e 82 militares da Força Nacional, dos quais 40 bombeiros do Distrito Federal e do Tocantins, chegaram na noite anterior para reforçar a ação do Corpo de Bombeiros de MS.
Marina Silva atribuiu à ação humana, em meio ao clima favorável para propagação do fogo, o fato de o Pantanal "arder em chamas". “A mão humana pode fazer muita coisa boa como estamos fazendo aqui, mas pode fazer também muitas coisas ruins, que é queimar um bioma único, como é o caso do Pantanal. 85% dos incêndios estão se dando em propriedades privadas. Os municípios que mais desmataram são os que mais têm incêndio. No caso de Corumbá, o ano passado tivemos um aumento de desmatamento de 50%, não por acaso está respondendo agora por 50% dos incêndios”, disse a ministra. “Além da ação de combate estamos investigando com a Polícia Federal e governo para responsabilizar aqueles que estão agindo ao arrepio da lei", acrescentou. Veja o vídeo.
Emergência climática | O Pantanal enfrenta a maior seca em 70 anos. Estima-se que cerca de 85% dos incêndios ocorram em áreas privadas, como resultado da ação humana. O uso do fogo está proibido em todo o bioma. @mmeioambienteb @MinPlanejamento @GovernoMS @CasaCivilBR @mjspgov pic.twitter.com/CbzhCHTfB9
— SecomVc (@secomvc) June 28, 2024
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 28 Junho 2024 às 17:45 - em: Principal