Roberta Varela Trad (*)
Mais de 200 surras transformadas em mais de 200 personagens
Quando pequena, escutava com freqüência, meu pai, um senhor contido em risos, gargalhar assistindo ao Chico City.
O grande responsável por esta mágica bissexta : O mestre Chico Anysio. E anteontem, ao saber de sua passagem fiquei me perguntando qual o seu significado para milhões de lares brasileiros...
Em 2010 vi entrevista em que ele dizia que foi uma criança sofrida, e que, dentre outras privações, apanhava 240 vezes ao ano.. Nada diferente de meu pai, que pelas contas dele devia se equiparar. Mas qual a diferença que se deu para que um se contivesse e só risse excepcionalmente, e o outro se transformasse na maior usina de risos do Brasil?
Resiliência. A resiliência é um conceito psicológico retirado da física, definido como a capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, estresse, etc. sem entrar em surto psicológico.
Pessoas resilientes se utilizam de “pistas” que lêem nas outras pessoas para reorientar o comportamento. Além de ler pistas, Chico ensinava essa leitura aos seus telespectadores através de seus vários personagens.
A capacidade de um indivíduo em possuir uma conduta sã num ambiente insano, de sobrepor-se positivamente frente às adversidades é o que o faz sublimar os revezes , transformando-se em múltiplos na unicidade do ser.
Insistir em ser um só a vida toda em nome de uma coerência divorciada da instabilidade do Real é um equívoco oriundo da lição mal aprendida ou mal ensinada, porque esse UM é aquele que disseram que deveríamos ser sem nos consultar. Temos sim é que ser vários em vários momentos de nossas vidas sem perdermos o elemento referencial que nos singulariza.
Ao contrário que o senso comum prega, a unificação da personalidade, aquela velha exclamação: Nossa, nem parece você! Deveria ser respondida: Sim, esse sou eu nessa ocasião...
Chico Anysio sua vitória foi transformar suas mais de 240 surras em mais de 209 personagens.
Você fez de sua obra uma espécie de livro repleto de significados como se em todas as páginas, Bento Carneiro, Bozó, Coalhada, Gaspar, Professor Raimundo fizessem uma homenagem à seriedade da vida que não nos ri a não ser quando rimos para ela.
Obrigada Chico.
(*Roberta Varela Trad é psicóloga, residente em Campo Grande-MS)
Deixe seu comentário
Postado por: Roberta Varela Trad (*), 25 Março 2012 às 01:04 - em: Falando Nisso