Mais da metade do preço do carro no Brasil é imposto, diz presidente da Volkswagem
VW DivulgaçãoA saída da Ford do Brasil depois de 100 anos no país, aqueceu o debate sobre a elevada carga de impostos nacional. O presidente da Volkswagem do Brasil e América Latina, Pablo Di Si, disse nesta semana que mais da metade do que é cobrado por um automóvel no Brasil (54%) é de impostos. Afirmou que as empresas não precisam de benefícios fiscais, mas que seja reduzida e simplicada a carga tributária para que permaneçam no país e façam outros investimentos. "Queremos um País industrializado? Não falo só do setor automobilístico. Qual o futuro da indústria no Brasil? Vejo coisas na contramão" disse Di Si, citando o aumento do ICMS para veículos novos e usados em São Paulo. "Há muitos impostos no Brasi" afirmou. "Precisamos aliviar a burocracia e liberar as empresas para serem mais leves e eficientes", disse o empresário, defendendo carros mais baratos para girar o mercado, conforme o Estadão.
PREÇOS NACIONAIS COM IMPOSTOS DOS EUA – O Estadão fez uma simulação de como seriam os preços dos 10 carros mais vendidos no Brasil com impostos semelhantes aos dos Estados Unidos ou da Alemanha. No caso da versão de entrada do mais vendido, o Onix com motor 1.0 turbo e câmbio automático, o preço atual de R$ 65.390 cairia para menos da metade: o valor aproximado com a carga tributária dos EUA seria a partir de R$ 29.920 e com a da Alemanha a partir de R$ 32.437. Veja aqui as comparações dos outros carros.
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Postado por: Marco Eusébio, 27 Janeiro 2021 às 10:00 - em: Principal