Lula e o Rei Luiz XIV da França Yves Drosghic (*)

Lula e o Rei Luiz XIV da França

O ex-presidente Lula realmente é um mito. Sua superpopularidade é fruto de políticas sociais acertadas e a economia que cresceu no segundo mandato. Entretanto, o que estamos vendo é que ele está confundindo-se com o próprio Estado, na máxima do Rei da França Luiz XIV que disse: "L´tat c´est moi". Em português: "O Estado sou eu". 

 
A comparação cabe neste exato momento, quando indevidamente Lula, que deveria estar a se meter nos negócios do PT e não de julgamento do Caso do Mensalão, tenta de forma clara intimidar um ministro do STF para adiar o julgamento com ameaças veladas.
 
Ademais, reportagens da revista Veja e do Jornal Nacional revelam que Lula está acima dos Poderes. Seja do Legislativo, ao dizer que comanda a CPMI de Cachoeira, seja do Judiciário, ao dizer já ter “conversado” com os ministros sobre o julgamento do Mensalão.
 
O precedente é gravíssimo e revela que a República corre risco de se quedar diante da vontade personalíssima de um líder político do vulto de Luiz Ignácio. A palavra agora é da CPMI e do STF, que devem responder com investigação e julgamento exemplar, para não se confirmar que o Brasil passou de República pra Monarquia pré-revolução francesa.
 
(*Yves Drosghic é advogado militante em Campo Grande e presidente da Comissão de Assessoramento Político da OAB-MS) 


Deixe seu comentário


Postado por: Yves Drosghic (*), 29 Maio 2012 às 15:12 - em: Falando Nisso


MAIS LIDAS