Lagoa Misteriosa, atrativo turístico em Jardim, agora é Reserva Particular do Patrimônio
Fotos DivulgaçãoA Lagoa Misteriosa, um dos principais atrativos do ecoturismo em Mato Grosso do Sul situada na Serra da Bodoquena, no município de Jardim, foi reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Conforme publicado no Diário Oficial da União nesta semana, a área passa a ser de proteção ambiental e deve ser preservada para sempre.
A lagoa é considerada a sétima caverna mais profunda do país pela Sociedade Brasileira de Espeleologia, mas na verdade é que ninguém sabe ao certo sua profundidade, o que é um de seus mistérios. Em 1998, o mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira registrou a marca de 220 metros de profundidade, mas ninguém ainda não encontrou seu fundo.
As RPPNs funcionam como unidades de conservação criadas voluntariamente em áreas particulares pelos próprios donos. "Ser uma área de proteção é uma atrativo a mais para o local. O empreendimento continua a funcionar, podendo até melhorar em relação a pesquisas, ecoturismo e também as visitas", disse ao G1MS Laercio Souza, membro da Rede de Reservas Privadas do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso (REPAMS/MT).
A visitação ao local oferece aos turistas atividades de trilha e flutuação, mergulho com cilindro e mergulho técnico. Reservas para o passeio podem ser feitas pelas agências de turismo das cidades de Jardim e Bonito.
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 20 Abril 2024 às 12:00 - em: Principal