Jubilei de rubi Heitor Freire (*)

Jubilei de rubi

Neste ano de 2024, o nosso Creci, Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 14ª Região, abrangendo todo o território de Mato Grosso do Sul, completa 45 anos de fundação, comemorando assim o seu Jubileu de Rubi.
 
A característica do rubi é a sua resistência, considerada uma das pedras mais duras da natureza, sendo superada apenas pelo diamante. Por isso, este jubileu simboliza a consolidação e a fortificação da existência do Creci. Quarenta e cinco anos representam a soma de experiências bem vividas e a expectativa de novas alegrias que virão, e ao mesmo tempo indicam que a juventude continua correndo firme e forte em sua jornada.
 
Tudo começou quando, em janeiro de 1963, alguns corretores de imóveis, sentindo a necessidade de criar uma entidade que congregasse os profissionais da área – até então desassistida de qualquer apoio institucional – decidiram criar a Associação Profissional dos Corretores de Imóveis de Mato Grosso. 
 
Foram eles: Amaro de Castro Lima (eleito primeiro presidente), Equicio Abath de Figueiredo, Francisco Espindola Neto (pai dos famosos irmãos Espindola), Nagib Ouriveis, Nelson Taveira e Ubirajara Roehr –, os pioneiros da luta inicial que culminou com a criação do Creci e do Sindicato dos Corretores de Imóveis, entidades matrizes da nossa categoria profissional.
 
Inicialmente, nossos corretores eram registrados no Creci da 2ª Região, São Paulo, que abrangia também o nosso estado. O nosso próprio Creci foi criado pela Resolução Cofeci nº 026/79, de 22 de janeiro de 1979. O presidente do Cofeci era Edmundo Carlos de Freitas Xavier. 
 
A consolidação da nossa categoria profissional exigiu dedicação e capacidade muito grandes para vencer os obstáculos que surgiram em nossa caminhada.
 
Com a fundação do Creci, foi eleita a primeira diretoria, composta por Ubirajara Roehr, presidente, Levi Faustino Ratier (recentemente falecido), 1º vice-presidente, Sebastião Reginaldo Prudêncio, 2º vice-presidente, Wilma Agacy Maurer, diretora secretária – evidenciando desde o início a participação feminina – Sebastião Odete Maia, diretor secretário adjunto, Arildo Brás Flores, diretor tesoureiro e Alvino Acceturi, diretor tesoureiro adjunto.
 
O Ubirajara, detentor do Creci nº 1, foi presidente por dois mandatos consecutivos, 1979/1982 e 1982/1985. Sobre o Ubirajara, aliás, vale ressaltar sua grande habilidade, dedicação e competência, virtudes que o credenciaram a ser requisitado algumas vezes para orientar a instalação e administração de alguns Crecis Brasil afora. Ele recebeu um justo reconhecimento pela Assembleia Legislativa do nosso estado, que criou a Comenda Ubirajara Roehr para homenagear os colegas que se destacam no exercício da profissão.
 
Os presidentes que se sucederam na administração do Creci foram: Manoel Edson Lemos, 1985/1988; Luiz Carlos Ferreira Gomes, 1988/1991; Nelson Eduardo Pereira de Costa, 1991/1994; Carlos Roberto Charles Figueiredo Gonçalves, 1994/1997 e 1997/2000; Claudemir das Neves, 2000/2003 e 2004/2006; Eduardo Francisco Castro, 2007/2009 e 2010/2012; Delso José de Souza, 2013/2015 e 2016/2018. Atualmente, está na presidência Eli Rodrigues, com os mandatos 2019/2021 e 2022/2024.
Dos nove presidentes, seis exerceram dois mandatos.
 
Durante sua administração nos anos 1990, Charles deixou sua marca, pois comprou um terreno, construiu e inaugurou a sede própria do Creci. Além disso, ele também concluiu a sede do Sindimóveis e construiu a sede do Secovi, nos períodos em que foi presidente dessas duas entidades, deixando, assim, um legado perene para a nossa categoria profissional. 
 
O Luiz Carlos, que presidiu o Creci no final dos anos 1980, sempre se referia ao Conselho como nosso Tribunal de Honra.
 
Os conselheiros que mais tempo exerceram o cargo de membros do Conselho são: Claudemir das Neves, desde 1985, Eli Rodrigues, desde 1988 e Roberto da Cunha, desde 1991. Ressalto ainda que o Claudemir e o Roberto são conselheiros federais há 18 anos, evidenciando suas competências e dedicação ao exercício desse trabalho em benefício da nossa classe.
 
É importante destacar que todo esse trabalho é sempre feito de forma voluntária.
 
Pelo conjunto da obra, homenageio hoje meus colegas que ao longo do tempo dignificaram a profissão de corretor de imóveis.
 
Vida longa ao nosso Creci!
 
(*Heitor Rodrigues Freire – corretor de imóveis e membro do Creci por 24 anos)


Deixe seu comentário


Postado por: Heitor Freire (*), 13 Janeiro 2024 às 08:15 - em: Falando Nisso


MAIS LIDAS