Israel diz que Lula é 'persona non grata', após brasileiro comparar Gaza a Holocausto nazista
Reprodução de vídeo
O governo de Israel declarou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como "persona non grata", que não é bem vindo ao país, após o brasileiro comparar a guerra em Gaza com o Holocausto nazista e ações de Hitler, em entrevista neste domingo em Adis Abeba, na Etiópia, onde participou nos últimos dias da 37ª Cúpula da União Africana e de reuniões bilaterais com chefes de Estado do continente. "O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus", disse o petista.
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, se reuniu hoje em Jerusalém com o embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, e afirmou: “Não esqueceremos e não perdoaremos. É um grave ataque antissemita. Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel – informe ao presidente Lula que ele é persona non grata em Israel até que ele se retrate”.
Após a fala de Lula, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, escreveu ontem no X (antigo Twitter): “Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender. Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa, e faz isso ao mesmo tempo que defende o direito internacional”.
A Confederação Israelita do Brasil (Conib) lamentou a infeliz comparação de Lula, que nunca criticou os ataques terroristas do Hamas, afirmando em nota: "Os nazistas exterminaram 6 milhões de judeus indefesos na Europa somente por serem judeus. Já Israel está se defendendo de um grupo terrorista que invadiu o país, matou mais de mil pessoas, promoveu estupros em massa, queimou pessoas vivas e defende em sua Carta de fundação a eliminação do Estado judeu". (Com CNN e agências internacionais)
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 19 Fevereiro 2024 às 11:45 - em: Principal