Interesse por lítio pode estar por trás de tentativa de golpe na Bolívia, diz Lula

Reprodução de vídeo
Interesse por lítio pode estar por trás de tentativa de golpe na Bolívia, diz Lula
O presidente Lula afirmou que a tentativa de golpe na Bolívia ocorrida ontem pode estar relacionada com as reservas de lítio, gás e outros minérios no país. “A Bolívia é um país que tem muitos interesses internacionais focados lá porque é a maior reserva de lítio do mundo e outros minerais críticos de muita importância, além de ter gás. É preciso que a gente tenha em mente que tem interesse em dar golpe”, afirmou em entrevista à Rádio Itatiaia, em visita ontem a Belo Horizonte.
 
Chamado de “ouro branco” ou “petróleo do século 21”, o lítio é um dos minerais considerados de importância central para transição energética e para as baterias dos carros elétricos. Estima-se que 53% do lítio na América Latina esteja concentrado em países como Chile, Bolívia e Argentina. Lula confirmou sua ida à Bolívia no dia 9 de julho, quando irá se encontrar com o presidente Luis Arce, em Santa Cruz de la Sierra, e se reunir com empresários locais.
 
A visita vai ocorrer logo após a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, a ser realizada em Assunção, no Paraguai, nos dias 7 e 8 de julho. "Vou lá para fortalecer o Luis Arce, para fortalecer a democracia e mostrar para os empresários que é muito importante que se mantenha a Bolívia governada democraticamente. Se não for assim, a Bolívia nem pode entrar no Mercosul.” (Com Agência Brasil)


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 28 Junho 2024 às 08:00 - em: Principal


MAIS LIDAS