Heitor Freire (*)
Humor, desde sempre
'Ridendo castigat mores'
Desde sempre, o riso tem sido o meio contagiante de manifestação dos humanos. É o meio mais próprio e adequado para motivar a comunicação entre as pessoas.
Considerado um eficiente instrumento para a aproximação dos seres humanos – “O riso é a menor distância entre duas pessoas”, disse o humorista dinamarquês Victor Borge. Louvado por suas virtudes terapêuticas, o humor, ao longo da história, vem ganhando representações em todo o mundo.
Para ilustrar esse fato, descobri que pesquisadores da Universidade de Wolverhampton, no Reino Unido, divulgaram uma piada, considerada a mais antiga da história, registrada em tábuas de argila, entre 2.300 e 1900 a.C: “há algo que não acontece desde tempos imemoriais, uma jovem jamais peida no colo do marido”, colocando o nosso pum de cada dia num pedestal histórico, babilônico, há 4 mil anos.
Uma pesquisa feita pelo professor Paul McDonald conclui que “Piadas variaram ao longo dos anos. O que elas têm em comum é uma disposição para lidar com tabus e um nível de rebeldia”.
Como um estudo pode definir o que é piada? Segundo o pesquisador, piadas têm uma estrutura definida de três "atos", como uma peça de teatro: elas apresentam uma situação clara, se desenvolvem e possuem um chiste, aquela sacada final que faz rir. Tendo esta base em mente, foi possível aos estudiosos identificar as tiradas que divertiram os povos da Antiguidade.
"O Dave Historical Humour Study mostra que piadas variaram ao longo dos anos, com algumas tomando o formato de perguntas e respostas, enquanto outras são provérbios espertos ou uma adivinhação. O que elas todas têm em comum é a disposição para lidar com tabus e um nível de rebeldia. Trocadilhos modernos, piadas sobre garotas de Essex [o equivalente britânico a piadas de português] e humor de banheiro têm todas origens nas mais antigas piadas identificadas nesta pesquisa", explicou Paul McDonald na ocasião, em comunicado da University of Wolverhampton.
Listo abaixo outras piadas mais antigas do mundo segundo essa pesquisa:
Suméria, 1.200 a.C.:
"Três boiadeiros de Adab estavam com sede: um era dono do boi, o outro, dono de uma vaca e o terceiro era dono da carga da carroça. O dono do boi se recusou a ir pegar água porque ficou com medo que o boi fosse comido por um leão; o dono da vaca se recusou porque pensou que a vaca fosse se perder no deserto; o dono da carroça se recusou porque teve medo que sua carga fosse roubada. Então todos foram juntos. Na ausência deles, o boi fez sexo com a vaca que deu à luz a um bezerro que comeu a carga da carroça. O problema é: de quem é o bezerro?".
Origem desconhecida, 1.100 a.C.
"Uma mulher, cega de um olho, era casada com um homem havia 20 anos. Quando ele encontrou uma nova mulher, disse à antiga esposa: 'Eu devo me divorciar de você, porque dizem que você é cega de um olho.' E ela respondeu: 'E você só descobriu isso depois de 20 anos de casamento?'
Na Odisseia de Homero, escrita há 2.800 anos, há humor negro:
"Ulisses diz aos ciclopes que seu verdadeiro nome é 'Ninguém'. Quando Ulisses instruiu seus homens a atacar os ciclopes, eles gritam: 'Socorro, Ninguém está nos atacando'. Gente alguma vem ajudar."
Grécia Antiga, 429 a.C.:
"Em Édipo Tirano, do dramaturgo grego Sófocles, um personagem provoca: "Pergunta: qual é o animal que anda de quatro pela manhã, com duas patas ao meio-dia e com três à noite? Resposta: O homem. Ele engatinha quando bebê, anda sobre os dois pés como adulto e usa uma bengala quando está idoso."
Roma Antiga, entre 63 a.C. e 14 d.C.:
"O Imperador Augusto estava viajando pelo Império quando notou um homem na multidão que tinha uma semelhança impressionante com ele mesmo. Curioso, perguntou: 'Sua mãe alguma vez serviu ao Palácio?'. 'Não, Alteza', o homem respondeu, 'mas meu pai serviu'."
Grécia Antiga, entre 300 d.C. e 400 d.C.:
Encontrada no mais antigo livro de piadas do mundo, um texto do século IV chamado Filógelos ou Amante de Risadas:
"Desejando ensinar seu burro a não comer, o sabichão não ofereceu a ele comida nenhuma. Quando o burro morreu de fome, ele disse: 'Que grande perda eu tive! Bem quando ele estava aprendendo a não comer, morreu'."
Também do Filógelos, esta tirada é atribuída aos gregos Hiérocles e Filágrio:
"Ao ser perguntado pelo barbeiro da corte como ele queria seu corte de cabelo, o rei respondeu: ‘Em silêncio’".
Resumo da ópera: Rir é o melhor remédio.
(*Heitor Rodrigues Freire – corretor de imóveis e advogado)
Deixe seu comentário
Postado por: Heitor Freire (*), 15 Julho 2023 às 09:15 - em: Falando Nisso