Governo e CBF assinam acordo para cruzamento de dados de torcedores
Marcelo Cortes/CRF
Um acordo de cooperação para monitoramento e cruzamento de dados de torcedores que frequentam estádios brasileiros foi firmado hoje pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Esporte e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O projeto Estádio Seguro prevê políticas de segurança e controle do público, reforçando a prevenção e repressão das infrações penais nas entradas e entornos dos estádios, com mecanismos de tecnologia para identificar torcedores com medidas judiciais de afastamento dos estádios, pessoas desaparecidas e quem tem mandado de prisão.
Um projeto-piloto já está em testes no Maracanã, desde o fim do ano passado, com "catracas inteligentes" para identificar torcedores com mandados em aberto ou alguma restrição judicial. A meta é que o Estádio Seguro entre em operação ainda neste ano, em jogos das séries A e B do Campeonato Brasileiro.
O acordo pretende coibir ainda a prática de cambismo, com a venda individualizada de ingressos vinculados ao CPF do torcedor, mesmo aqueles entregues gratuitamente pelos clubes e torcidas organizadas. Assim, ingressos com CPF inválidos vendidos por cambistas não poderão ser utilizados.
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 20 Setembro 2023 às 14:15 - em: Papo de Arquibancada