Geraldo Resende cobra duplicação do trecho da rodovia BR-163 que liga Dourados a Caarapó
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Dentro de quinze dias, uma comissão do Tribunal de Contas da União (TCU) vai avaliar uma proposta de repactuação da concessão da Rodovia BR 163, no trecho conhecido como “Rota Tuiuiu”, de 467 km que vai de Campo Grande a Mundo Novo. A medida atende cobrança feita pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS), que pede melhorias e duplicação da via devido ao aumento do tráfego de carretas e caminhões, o que vem trazendo insegurança principalmente aos caminhoneiros e motoristas.
A comissão, instalada em fevereiro, é formada pelo Ministério dos Transportes, Agência Nacional de Transportes e Trânsito, TCU e representantes da concessionária CCR MS Vias. Segundo o presidente do TCU, Bruno Dantas, se a concessionária aceitar a proposta a ser apresentada pela comissão, esta seguirá à análise do Ministério Público. Na sequência, um relator será nomeado e o processo será levado à homologação no plenário do TCU. Caso a concessionária não aceitar, o processo será arquivado e a uma nova licitação deverá ser feita.
“Estou cobrando que sejam duplicados os pontos críticos da Rodovia BR-163, principalmente entre Dourados e Caarapó, que, ao me parece é um trecho primordial, além de outros que deverão sofrer intervenções. O fluxo de trânsito em toda a extensão da BR-163, desde Sonora até Mundo Novo é intenso e muitas vidas vêm sendo perdidas por conta de constantes acidentes”, diz Geraldo Resende.
As discussões sobre a concessão da BR-163 em Mato Grosso do Sul se intensificaram em março do ano passado, quando o governo federal anunciou que iria licitar apenas o trecho norte, de 379,6 km, que vai de Campo Grande à divisa com o vizinho Mato Grosso. “Procurei a ANTT no ano passado para discutir o que seria feito com a outra metade da rodovia, a Rota Tuiuiú, de 467 km. Fomos informados de que seria licitada posteriormente, sem data, até porque, na época, o estudo de viabilidade estava inconcluso. Conversando com especialistas, montamos uma proposta para se manter a atual concessionária. A ideia é de se conservar os preços das tarifas e iniciar as obras de revitalização na BR-163 de forma célere”, disse o parlamentar.
O único trecho previsto para a relicitação, entre Campo Grande e o Rio Correntes, foi denominado “Rota do Pantanal”. Estão previstas melhorias como a duplicação de 67 km, implantação de 84 km de faixas adicionais, 2,5 km de vias marginais, travessias urbanas e diversos dispositivos de segurança, passagens de fauna, pontos de ônibus e passarelas. “A quilometragem negligenciada até o presente momento abarca toda a região da Grande Dourados, com mais de 35 municípios, que apresenta a malha totalmente degradada, necessitando urgentemente de reparos. A situação significa risco para motoristas, constantes acidentes, mortes, engarrafamentos e prejuízos para o setor produtivo”, reforça Resende.
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Postado por: Marco Eusébio, 09 Maio 2024 às 17:45 - em: Principal