Geraldo Resende alerta para falta de testes de Covid-19 pós-carnaval em Mato Grosso do Sul

Midiamax/Arquivo Reprodução
Geraldo Resende alerta para falta de testes de Covid-19 pós-carnaval em Mato Grosso do Sul
Geraldo alerta: sem testes não há monitoramento da doença
Ex-secretário estadual de Saúde que atuou contra a covid-19 no auge da pandemia, o deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) fez um alerta hoje sobre a falta de testes para o coronavírus em Campo Grande e no interior de Mato Grosso do Sul neste pós carnaval, quando a preocupação com o contágio aumenta devido a aglomerações em festas no período. "A testagem contra a covid-19 é uma ferramenta essencial no enfrentamento da pandemia. Sem ela, torna-se extremamente desafiador monitorar e conter a propagação do vírus", declarou. 
 
Segundo Resende, a falta de testes impede o monitoramento da propagação do vírus e aumenta o risco de colapso nos hospitais com superlotação. "Durante a pandemia, ficou evidente que a disponibilidade de leitos hospitalares está diretamente relacionada à capacidade de testagem. Sem os testes adequados, corremos o risco de não identificar novos casos a tempo e, consequentemente, de não prover os recursos necessários para o tratamento adequado", explicou. "A testagem nos fornece dados precisos sobre a situação epidemiológica, permitindo-nos tomar decisões sobre restrições, medidas de distanciamento social e alocação de recursos", acrescentou.
 
Diante desse cenário preocupante, o deputado apela às autoridades estaduais e municipais para que priorizem a aquisição e distribuição de testes de covid, visando à proteção da população e a contenção da propagação do vírus. "Não podemos negligenciar a importância da testagem. É uma ferramenta essencial na nossa luta contra a pandemia e devemos garantir que esteja acessível a todos", concluiu.
 
P.S.: Nesta tarde, o deputado Geraldo Resende informou ao Blog que Mato Grosso do Sul estará recebendo 42.550 testes rápidos de covid-19 doados pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). (Acrescentado às 14h40 de 20/2/2024)


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 20 Fevereiro 2024 às 14:00 - em: Principal


MAIS LIDAS