Flávio Dino toma posse no Supremo
Antônio Augusto/STF
O agora ex-senador e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi empossado hoje como novo ministro do Supremo Tribunal Federal. Indicado para a cadeira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dino chega ao Supremo aos 55 anos e poderá permanecer na Corte por 20 anos, até completar 75, idade limite para aposentadoria compulsória dos membros STF. Ele preenche a vaga que estava aberta com a aposentadoria de Rosa Weber, que deixou a Corte em outubro do ano passado.
Além de Lula e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, a posse reuniu cerca de 800 convidados. Flavio Dino herdará cerca de 340 processos do gabinete de Rosa Weber e será relator, por exemplo, de processos sobre a atuação do governo de Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid-19 e sobre a legalidade dos indultos natalinos assinados pelo ex-presidente.
Formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Flávio Dino foi juiz federal, presidiu a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e chefiou a Secretaria-Geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em 2006, entrou para a política e se elegeu deputado federal pelo Maranhão. Entre 2011 e 2014, atuou como presidente da Embratur. Em 2014, foi eleito governador do Maranhão pela primeira vez, sendo reeleito no pleito seguinte, em 2018. Eleito senador em 2022, estava ocupando o cargo de ministro do governo Lula e renunciou ao mandato para ingressar no STF. (Com Agência Brasil)
Deixe seu comentário
Postado por: Marco Eusébio, 22 Fevereiro 2024 às 17:45 - em: Principal