Heitor Freire (*)
Falando e convencendo
A palavra é o meio próprio e natural de expressão do ser humano, que é a única criatura que possui esse atributo. E a linguagem é o meio pelo qual a palavra se manifesta. A linguagem é, portanto, uma característica eminentemente humana.
E desde pequenos, pelo convívio diário com nossos pais e demais parentes, começamos a falar sem nos dar conta da importância da palavra, do seu significado e do que representa como fator de evolução mental e espiritual. A palavra faz parte do nosso patrimônio genético. As mudanças na sociedade se refletem na linguagem falada e escrita.
"A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto." (Provérbios 18:21)
Então, o uso da palavra constitui uma prerrogativa do ser humano. Para ser devidamente utilizada e aproveitada, necessita da consciência da sua natureza, do seu funcionamento e da sua utilidade. É uma faculdade tão importante que não pode ficar ao léu, ao sabor das circunstâncias, ao deus dará.
E para quem faz da palavra uma profissão, como os palestrantes, por exemplo, é necessário se dedicar ao seu aperfeiçoamento permanente para fazer bom uso dela.
Dentro desse contexto, tenho um amigo de décadas e muito competente nessa arte, Michael Winetzki, escritor e palestrante consagrado, autor de diversos livros, como um guia para o Mercosul, livros com assuntos maçônicos, etc., e agora ele lançou a terceira edição do seu já consagrado livro “Falando e Convencendo”, que é um verdadeiro manual de oratória e persuasão, do qual tive o prazer de receber o primeiro exemplar há poucos dias.
O livro registra com muita competência sua longa experiência em técnicas de redação e apresentação de textos e palestras. O livro está baseado em sua vivência prática na utilização das diversas etapas do processo de oratória. Este livro foi adotado na Faculdade Fortium, de Brasília, para os cursos de pós graduação na defesa oral de TCC (trabalho de conclusão de curso).
Michael nasceu em Israel, e veio ainda menino com sua família para o Brasil. Sua curiosidade intelectual o levou a uma formação multifacetada. Estudou química industrial em Sorocaba e cursou faculdade de direito nas universidades Católica de Petrópolis e Cândido Mendes no Rio. Suas atividades o levaram a participar de treinamento de vendas e marketing no Brasil e nos Estados Unidos, especializando-se em comércio internacional. Após sua aposentadoria, dedicou-se em tempo integral à atividade de escritor e palestrante.
Michael é um palestrante muito ativo em centenas de Lojas Maçônicas, e também nos clubes de Rotary em todo o Brasil, pois é maçom e rotariano há mais de 40 anos. A venda de seus livros é 100% revertida para entidades beneficentes desde 1996. Nesse período, já foram arrecadadas mais de 200 toneladas de alimentos não perecíveis, milhares de agasalhos e material escolar, reformas de creches, etc. etc. etc.
“Falando e Convencendo” aborda, os seguintes tópicos, todos muito bem desenvolvidos de forma prática, objetiva e fruto da grande experiência de seu autor: O que é comunicação, o processo de comunicação, comunicação não verbal, preparando o discurso, quando “dá branco”, retórica, argumentação e persuasão, exercícios para voz, etc.
Como se vê, o conteúdo é muito rico, abordando diversas situações que devem ser treinadas e aprimoradas para um bom desempenho nessa arte maravilhosa que Deus nos concedeu, a palavra – não só para brilhar em um palco, mas principalmente para nos comunicarmos da forma mais adequada.
Há quem diga que falar bem é um dom e, de fato, existem pessoas que já têm uma habilidade maior nessa arte. Mas isso de “ter um dom” é puro mito. Na realidade, qualquer um que se disponha a aprender, em pouco tempo, dependendo de sua dedicação, poderá se expressar de forma eloquente e inspiradora. Exatamente o que Michael demonstra no seu livro. Basta treinar e, naturalmente, seguir as dicas do livro, que ensina muitas técnicas.
Basicamente, a oratória serve de base para aqueles que desejam falar bem em público.
Enfim, já está no mercado essa obra que considero importante para quem quiser se especializar nessa arte fantástica.
(*Heitor Rodrigues Freire – corretor de imóveis e advogado)
Deixe seu comentário
Postado por: Heitor Freire (*), 08 Julho 2023 às 09:15 - em: Falando Nisso